Na Segunda Guerra Mundial, o cimento era eficaz contra os cartuchos dos tanques? Poderia ser usado como uma camada extra de armadura em tanques?
A armadura improvisada era eficaz contra uma gama muito estreita de ameaças, inútil contra a grande maioria das armas e na verdade comprometia a protecção da armadura contra uma classe de armas que se tornou mais comum à medida que a guerra prosseguia.
Começar com o bem. Betão protegido contra espingardas anti-tanque, armas que são geralmente descontadas pela maioria das pessoas mas que continuaram a matar tanques até Agosto de 45.
Este StuG tem uma camada grossa de betão aplicada sobre a posição do condutor's e camadas finas sobre o telhado e o convés dianteiro. Isto era muito comum na frente oriental, onde as equipas de espingardas soviéticas da AT abatiam do edifício. Isto era menos comum na frente oeste, mas mesmo assim os EUA .50cal podiam perfurar a armadura superior da maioria dos AFVs alemães nas circunstâncias certas. Adicionando uma camada de material que cobrisse o casco de aço, poderia também proteger contra armas AT magnéticas. No entanto isso'é um pouco discutível, pois apenas os alemães as usavam e as consideravam uma arma suicida de último recurso.
Against most threat concrete was inútil. As rondas têm um "pára-brisas" aerodinâmico feito de metal macio que era mais do que capaz de estilhaçar o concreto enquanto a porção penetrante de aço duro permanecia intacta. Além disso, quando os americanos e alemães descobriram que adicionar 3 toneladas de concreto à frente do seu tanque de 30 toneladas realmente fez coisas ruins ao seu trem de força.
Como a guerra progrediu, a arma CALOR se tornou comum. A bazuca americana e o panzerfaust alemão são exemplos comuns. Com as armas do 1º género o conceito de "stand off" foi mal compreendido e 2 polegadas de betão realmente melhoraram a penetração de praticamente todas as armas
Esta imagem demonstra um caso pior. Espingardas AT e canhões menores não conseguiam penetrar o glacis de uma M4 . Qualquer canhão grande que pudesse penetrar ainda seria capaz de perfurar e o crescente panzerfaust comum que normalmente tinha dificuldade em penetrar naquela área teria agora um impasse quase perfeito. Além disso, o tanque pesado agora dianteiro teria uma mobilidade muito reduzida, assumindo que não se avariasse no meio de uma marcha ou luta.
Artigos semelhantes
- A cerâmica ou algum tipo de armadura composta foi usada em tanques na Segunda Guerra Mundial?
- Quão fina era a placa de blindagem de um destruidor da Segunda Guerra Mundial? Uma metralhadora .50 cal penetraria nesta armadura?
- Pode ser feita uma armadura resistente a balas que seja flexível e/ou macia e que possa proteger contra cartuchos de espingarda?
- O que torna a armadura dos MBT tão difícil de penetrar com uma armadura tão relativamente fina quando comparada com os tanques pesados anteriores?