Pode ser feita uma armadura resistente a balas que seja flexível e/ou macia e que possa proteger contra cartuchos de espingarda?
TLDR: De momento não porque primeiro tem de espalhar a bala da espingarda contra uma telha dura para espalhar o impacto.
Resposta mais longa: As placas balísticas adequadas são feitas de carboneto de boro, uma cerâmica que classifica um nível 9 na escala de dureza do Hoh:
Como você pode ver, enquanto o carboneto de boro usado em placas militares dos EUA e discos de carbono de sílica usados em pele de dragão são um 9 em 10 na escala de dureza logo abaixo do diamante, o azulejo de porcelana regular ainda é um 8 nessa mesma escala.
Preocupamo-nos com a dureza porque queremos transformar a bala que chega de um cone pontiagudo de morte penetrante em uma grande panqueca plana de morte. Todos sabemos que coisas de movimento rápido tendem a salpicar quando as paredes atingidas, e embora seja necessário um material muito duro para salpicar uma bala de núcleo de aço, isso pode ser feito. O ideal é que a placa pegue esse impacto em sua espessura de 3/4 de polegada e o espalhe por toda a área da placa. Se o redondo estilhaça a placa e penetra nela, então a armadura de Kevlar macio nível II ou III por baixo absorve o impacto muito espalhado por uma área muitas vezes superior à da bala original, algo que agora pode fazer com facilidade.
Então, para esclarecer, a melhor armadura corporal é uma louca placa de cerâmica dura com cerca de 3/4″ de espessura usada para espalhar um impacto pontiagudo para fora em um impacto rombo que o Kevlar macio por baixo pode então absorver.
O que se segue é informação adicional que pode ser útil quando se constrói uma armadura corporal:
Embora as pessoas tenham usado compósitos de fibra de vidro moldados numa forma de placa de trauma para parar com sucesso tudo o que não seja uma espingarda (sim, funcionará bem nesta capacidade) os profissionais não usam compósitos nas suas placas de trauma, apenas uma fina camada de plástico anti-estilhaço. A razão é que a resistência de um compósito = metade da resistência da fibra + metade da resistência da resina, então para 100.000 fibras e 8000 PSI de resina de resistência à tração, o resultado é um painel com 58.000 PSI de resistência à tração.
Em outras palavras, se você usasse a mesma quantidade de fibra Kevlar encontrada em um colete para fazer um colete composto de epóxi rígido, o resultado perderia um grande pedaço de sua resistência, além de que você teria que carregar em torno do peso da resina. Eles não estão acima de fazer isso para capacetes, mas tenha em mente que os capacetes americanos não são classificados para impedir golpes diretos de balas de rifle.
Interessantemente, a razão pela qual você nunca ouve falar em compósitos de pano/resina feitos de roupas do dia-a-dia é porque se você tentar usar algodão normal, nylon, etc, as fibras se esticam tanto que a resina acaba levando toda a carga. Na verdade você estaria melhor com um bloco sólido de resina.
Então se o melhor que você pode fazer é uma camada 3/4″ de porcelanato cimentado com adesivo/epoxy, você não está indo mal, apenas lembre-se de usar a placa de trauma com uma camada de Kevlar inferior de pelo menos II classificação.
Se você puder fazer amizade com alguém em uma fábrica de ladrilhos e personalizar produzir seus próprios porcelanatos nível 8 para copiar exatamente as placas militares dos EUA que seria ainda melhor. As verdadeiras placas de boro de carbono nível 9 requerem uma prensa e molde para moldar o pó, depois um forno de 4000 graus F (2204 C) que é muito mais quente do que os fornos de cerâmica normais podem alcançar. Spartan Armor vende um par de tais placas por $1000.
P>P>P>P>Below são o preço aproximado e pesos para as três placas de armadura de espingarda comuns que cobrem tanto a frente como as costas com um 12″ por 15″ área de 180 polegadas quadradas ou 1140 cm quadrados: (Eg, as figuras abaixo são o que o sistema pesa e custa com apenas as placas da frente e de trás, sem suporte.)
AR550 Aço - 24,5 lbs - cerca de $150 a $250 Novo e feito localmente
Placas de titânio - 18 lbs - cerca de $250 a $300 Usado do russo Ebay
Placa de carboneto de boro/s - 12,5 lbs - $200 usado do russo Ebay, $340 novo.
A fonte relativamente barata para as placas de Titânio e BC são os coletes 6B5 russos da era de 1990 que usavam como 10cm X 10cm x0.5cm ladrilhos.
Embora certamente melhor do que nada, os ladrilhos deixaram lacunas significativas, e quando batidos entregaram o soco a uma área muito menor do que as placas grandes modernas, resultando em traumas mais graves de força bruta.
<Ultimamente, é difícil justificar a compra e o uso de armadura de nível IV para parar o fuzil devido ao alto custo e peso pesado. A armadura macia, por outro lado, pode ser ao mesmo tempo barata e muito leve/ fina, tornando-a uma opção muito mais atractiva.
Espero que isto ajude : )
Artigos semelhantes
- Na Segunda Guerra Mundial, o cimento era eficaz contra os cartuchos dos tanques? Poderia ser usado como uma camada extra de armadura em tanques?
- Que armadura é melhor? A armadura de clone de fase 2 ou a armadura padrão do stormtrooper?
- O que é que a Armadura Corporal de Nível IV não pode proteger contra?
- De que serve ter cartuchos de caçadeira em oposição a balas?