O que torna a armadura dos MBT tão difícil de penetrar com uma armadura tão relativamente fina quando comparada com os tanques pesados anteriores?
Armadura composta
A maior parte dos tanques da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria só utilizavam RHS(laminado de aço homogéneo). Isto oferecia uma protecção sólida contra as munições perfurantes das armaduras, desde que fossem suficientemente grossas. O problema era que era pesado. O aço é geralmente apenas um material pesado. É por isso que alguns dos tanques mais pesados da WW2 como o Tigre 2 (que pesava a um peso estúpido de 70 toneladas) eram extremamente pesados, o preço a pagar por tal protecção.
O problema veio com a adopção e utilização generalizada de ogivas de carga moldada. Estas eram munições anti-tanque capazes de penetrar enormes quantidades de armadura de aço, o que significava que simplesmente não havia uma forma prática de defesa contra elas sem que o tanque se tornasse demasiado pesado. De facto, certos tanques (Leopard 1 e AMX-30 como exemplos) começaram a seguir um design de estilo "canhão de vidro" altamente móvel, reduzindo a protecção da blindagem a um mínimo, como na altura se pensava ser na maior parte das vezes inútil.
Tanques como o Leopard 1 concentraram-se na velocidade e agilidade, bem como no poder de fogo, em vez de na protecção
Mais tarde, porém, os designers começaram a incorporar outros materiais que não o aço na construção dos seus tanques, a fim de ajudar a contrariar as ogivas de carga moldadas. Estes incluíam materiais como alumínio, cerâmica, plásticos e fibra de vidro.
Este corte do tanque soviético T-64 mostra como os projetistas suspenderam uma matriz de bolas de cerâmica dentro da torre
De notar que a armadura composta não é necessariamente mais fina do que a armadura de aço padrão. Geralmente tendem a ocupar um volume igual ou até maior do que a armadura de aço normal. Mais importante ainda, no entanto, são muito mais leves e oferecem uma proteção superior à armadura de aço comum quando combinadas. Isto é o que permite que os MBT modernos tenham quase 3 vezes a protecção blindada de um tanque Maus Tank alemão WW2 (um dos tanques mais fortemente blindados da WW2), sendo facilmente cerca de um terço do peso.
Diversariamente, os MBT usam armaduras Chobham ou materiais compostos modulares. Estes oferecem-lhes uma protecção extremamente boa contra o piercing de armaduras e ogivas de carga moldadas, tendo também a vantagem de não tornar o tanque mais denso do que o seu protagonista anime estereotipado.
Os MBT modernos tiram partido de inúmeros materiais compostos que não só são mais eficazes do que o aço contra o armamento moderno anti-tanque, como também são muito mais leves, embora admitam que ocupam um volume muito maior como desvantagem. Isto permite-lhes ter uma armadura eficaz extremamente espessa, sem ser ridiculamente pesada como uma desvantagem.
Artigos semelhantes
- Na Segunda Guerra Mundial, o cimento era eficaz contra os cartuchos dos tanques? Poderia ser usado como uma camada extra de armadura em tanques?
- Quão fina era a placa de blindagem de um destruidor da Segunda Guerra Mundial? Uma metralhadora .50 cal penetraria nesta armadura?
- Pode uma flecha perfurante de armadura medieval penetrar completamente um cavaleiro medieval totalmente blindado?
- Que armadura é melhor? A armadura de clone de fase 2 ou a armadura padrão do stormtrooper?