A cerâmica ou algum tipo de armadura composta foi usada em tanques na Segunda Guerra Mundial?
Fosse cerâmica ou algum tipo de armadura composta usada em tanques na Segunda Guerra Mundial?
Não havia necessidade.
Deixe-me explicar.
Todas as nações envolvidas na guerra usavam, na maioria das vezes, rondas regulares de AP (excepto a menos comum APCR) para que você pudesse proteger o tanque com armadura mais grossa e mais inclinada. Assim, de facto todas as nações tentaram proteger o adversário, como o projecto do tanque alemão Maus, a arma era a mesma que nos tanques "mais leves" mas a armadura foi mais uma vez aumentada, o mesmo com o tanque americano Sherman, mais armadura excepto que este tanque também foi melhorado com uma arma melhor porque tinha de enfrentar tanques alemães blindados.
Armadura composta não't existia na Segunda Guerra Mundial, mas vários tanques como o Panzer III M tinha placas extras presas à frente que atuavam como armadura espaçada, que é mais ou menos semelhante, o T95/T28 foi o primeiro tanque a ter um protótipo dele, depois veio o soviético T-64's com Composite K, e finalmente a armadura Chobham que é britânica e usada em muitos tanques hoje em dia.
Cargas em forma desenvolvidas para uso militar ficaram conhecidas como ogivas anti-tanque de alta explosividade (HEAT). ... Uma carga HEAT lançada à mão sobre um tanque teve a mesma eficácia que uma disparada de uma pistola de tanque de alta velocidade. O Exército Alemão foi o primeiro a colocar em campo uma arma anti-cisterna eficaz e portátil, o Panzerfaust. Avanços reais no HEAT só se tornaram a ameaça mais comum aos tanques durante os anos 60 e 70 com ogivas baseadas em HEAT para o RPG-7 e M72 LAW.
APDS e todas as munições até APFSDS pós-guerra tornaram a armadura muito grossa irrelevante. Era também uma ideia complexa. É preciso muita engenharia para fazer uma armadura explosiva (ERA) que detona para o exterior logo após o impacto para proteger um pouco contra estas munições.
Então simplesmente devido ao tempo e complexidade. Você só precisava de uma armadura mais grossa e mais inclinada para parar as rodadas sólidas de AP durante a guerra, devido à capacidade de produzir em massa com o que você poderia facilmente obter.
Obrigado pela leitura, espero que tenha ajudado.
Arnaud Dejaegher
Artigos semelhantes
- Na Segunda Guerra Mundial, o cimento era eficaz contra os cartuchos dos tanques? Poderia ser usado como uma camada extra de armadura em tanques?
- Quão fina era a placa de blindagem de um destruidor da Segunda Guerra Mundial? Uma metralhadora .50 cal penetraria nesta armadura?
- O que torna a armadura dos MBT tão difícil de penetrar com uma armadura tão relativamente fina quando comparada com os tanques pesados anteriores?
- Quão diferente e mais mortífera seria a 3ª Guerra Mundial comparada com a 2ª Guerra Mundial?