Porque é que o mapa de satélite do Google Maps das regiões mais a norte da Gronelândia e do Canadá está tão distorcido?
A suposição é uma ou mais várias causas, mudando um pouco de lugar para lugar:
- Material de baixa resolução pode ser de data mais antiga, se não for para economizar espaço de dados e tráfego de dados. Você encontrará tiras ao redor da Groenlândia, que são imagens de satélite de alta resolução, e muitas vezes serão associadas à ciência ou exploração.
- li>As altas resoluções em geral são usadas nas áreas populares e muitas vezes usadas povoadas. É geralmente de satélites, e muitas vezes complementado com imagens aéreas de altíssima resolução, como as de habitações na Groenlândia.
- >Muito do ano tudo é branco, portanto há apenas alguns dias a cada ano de tempo limpo. Muitas fotos de satélite de rotina desta área não é de forma alguma como os destaques apresentados no Google maps.
- No Ártico, há historicamente um problema de mapeamento e projeções antigas e difíceis. Ele tem causado problemas como o mostrado na figura abaixo. É de Hans Ø no canal Kennedy de 35 km de largura entre a Groenlândia à direita e a Ilha Ellesmere à esquerda.
- No mapa do Google, a ilha é colocada fora da linha amarela da fronteira, mas na realidade está entre os dois pontos 122 e 123 (900 metros de fronteira em falta e disputada). Não é incomum no Ártico, que ao navegar usando ENC ou carta de papel, a posição o colocará nas montanhas a poucas centenas de metros de distância em terra, apesar de estar navegando no mar.
Em mapas mais recentes, foi corrigido, como neste mapa da carta náutica livre. Mas fotos antigas não foram corrigidas, pois tudo isso leva tempo.