O que determina a velocidade de um cabo ethernet?
Tecnicamente, os cabos ethernet não têm velocidade particular, como tal. A velocidade é determinada pelo tipo e configurações das interfaces de rede dos dispositivos finais (por exemplo, NICs) .
Um dado cabo tem apenas um limite superior de largura de banda. Basicamente, um cabo que pode ser usado para conexões de alta velocidade também funcionará para velocidades mais baixas.
Se um cabo for usado que seja muito mal feito ou instalado, ou que contenha componentes errados (fio e conectores finais), ou que seja feito corretamente, mas use componentes destinados a uma largura de banda menor, ele terá problemas com velocidades mais altas. Na verdade, ele não irá mais lento; ele irá apenas produzir erros ou pode não funcionar. Se tiver erros, no entanto, pode parecer mais lento devido a novas tentativas de protocolo de rede. A maioria dos softwares de interface de rede rastreia as taxas de erro, e pode valer a pena verificar.
Cabos ethernet modernos de "par trançado" contêm quatro pares de fios que são torcidos juntos para eliminar influências externas como ruído elétrico. Os cabos para velocidades mais altas diferem principalmente na forma como os pares são torcidos. Os quatro pares têm uma taxa de torção diferente cada um para evitar o crosstalk uns com os outros.
Algo que muitos instaladores (ou seja, os mal treinados) não parecem obter é que é extremamente importante que as extremidades dos fios sejam devidamente dispostas para evitar erros NEXT (Near End Cross Talk). As torções do par devem ser mantidas até o mais próximo possível dos conectores finais. Instaladores que desatarraxam os fios antes de crimpar destruíram totalmente a qualidade do cabo.
Apenas para precisão histórica, o par torcido é um cabeamento ethernet relativamente recente. Em algum momento tudo isso foi feito com cabos coaxiais em cadeia entre as estações. Nuff disse sobre isso.