É correto acreditar que o cristianismo tem alguma ligação com a religião pagã?
Não faz mal acreditar que o Cristianismo tem alguma ligação com o paganismo?
Bem, meu amigo, vamos colocar as coisas desta maneira: Não há problema em olhar apenas para o que dizem os factos da história, e parar de mentir sobre isso?
P>Eu deveria esperar que sim!!!!!!!!!!!!!
Dizer que o Cristianismo tem alguma ligação com algumas raízes pagãs NÃO é dizer (pelo menos na minha opinião) que é inutilmente "impuro" ou "do diabo". Eu não sou membro daqueles grupos extremistas que tentariam pura religião de tudo, exceto do que Abraão aprovaria.
Mas novamente, vamos olhar para os fatos. Árvore de Natal? Uh, está bem estabelecido que muitos pagãos celebraram uma época por volta de 25 de dezembro (ou talvez um ou dois dias antes) porque é o Solstício de Inverno! E os abetos fizeram parte da celebração porque - sendo verdes o ano todo, especialmente como qualquer pessoa no Estado de Washington poderia dizer! - eles foram pensados por druidas e outros para simbolizar a vida eterna!
E o Coelhinho da Páscoa? Você acha que o Coelhinho da Páscoa era uma personagem que esteve lá em Jerusalém há 2.000 anos para testemunhar Jesus ressuscitando dos mortos? Claro que não!!!!!!!!!! O Coelhinho da Páscoa é antes um símbolo de fertilidade, porque os pagãos observavam que os coelhos gostam de se reproduzir e têm muita descendência. É a mesma razão pela qual Hugh Hefner escolheu o logotipo "coelhinho" para sua revista.
>p> Mas isso significa que eu não acho que as crianças não deveriam receber coelhinhos de chocolate e ovos de chocolate (sendo os ovos outro símbolo de fertilidade, obviamente) toda Páscoa? Não, claro que não!! Eu acho que as crianças deveriam ter todos os coelhinhos de chocolate e os ovos cristalizados que podem comer, até ficarem fartas disso. Eu digo, vá em frente, deixe as crianças se divertirem.Nos últimos 2.000 anos, os missionários cristãos fizeram o melhor que puderam para tirar férias pagãs locais e convertê-las em feriados especificamente cristãos e significados especificamente cristãos. A Páscoa é um exemplo, obviamente. Mas a maioria dos feriados tem alguma origem pagã.
Pense no Halloween. Nos calendários católicos e ortodoxos, é "All Hallowed e'en [noite] que precede o Dia de Todos os Santos". Você certamente não acha que os missionários cristãos nos países druidas encorajaram as crianças a vestirem-se como bruxas e fantasmas, pois não? Claro que não!
A verdadeira origem do Halloween remonta a um dia, normalmente no final de Outubro ou início de Novembro, em que as culturas druida e pagã tiveram uma "Festa dos Mortos" ou uma "Festa de Samhain". Tratava-se de honrar os mortos, assim como enfrentar a mortalidade e reconciliar-se com a inevitabilidade da morte.
Mas mais uma vez, ainda digo, deixem as crianças se divertirem! Se é uma casa cristã, tudo bem, basta lembrar às crianças que usar fantasias no Halloween é hora de "fingir" e "vestir-se". Eles não têm mais a intenção de praticar magia negra do que um ator interpretando Hamlet é suposto matar o ator interpretando seu tio!!!
Vamos apenas manter as coisas em perspectiva, pessoal. Há o vestir e fazer crer, que "celebra" a nossa antiga herança druida, e não faz mal.
Porque, o comportamento REAL "não cristão", segundo Jesus, é ignorar os pobres, deixar morrer os doentes, e não ter problemas com a crueldade... ou ser demasiado julgador e impiedoso. Segundo Jesus, tudo isso é comportamento REAL não-cristão, não comer um coelhinho de chocolate ou vestir-se de fantasma.