Os PCs de gama alta são melhores investimentos do que os consoles para os entusiastas do desempenho?
Os dois sistemas funcionam em premissas totalmente diferentes.
As consolas não podem ter o seu hardware actualizado a menos que façam modelos actualizados (EG PS4 Pro e Xbox One X), e mesmo assim, o aumento de desempenho nunca é garantido devido ao facto de ser assim que tradicionalmente o modelo de consola do mercado funcionava, ficar com uma configuração e montá-lo até ao fim.
O hardware do PC é sempre um alvo em movimento. Isto pode ser tanto uma coisa boa como uma coisa ruim. Uma coisa boa se você for um carpinteiro atrasado, já que o hardware do middle tier para um PC pode ser mais barato e semelhante/melhor desempenho do que o hardware high end em um PC no momento do lançamento do console. Por exemplo, a PS4 foi lançada em Novembro de 2013, a placa gráfica topo de gama na altura era 780ti que custava $700, enquanto agora, pode obter uma GTX 1060 por cerca de $300, ou pelos mesmos $700, pode obter uma 1080ti, que é o dobro de uma 780ti, enquanto a PS4, sem a PS4 pro, ainda está presa nesse mesmo hardware. Uma PS4 então ainda custa o mesmo e executa o mesmo que uma PS4 agora.
E mesmo com a PS4 pro, os jogos não foram atualizados significativamente para tirar proveito do melhor hardware. O exemplo que sempre usei é o Horizon Zero Dawn. Na PS4, esse jogo funcionava a 30fps, semi compreensível do ponto de vista de hardware. Na PS4 pro, esse jogo STILL corre a 30fps, e é aqui que eu normalmente traço a linha, não há desculpa para um jogo correr num hardware significativamente mais potente e ainda assim está preso a 30fps, e isto é num atirador de terceira pessoa. Shooters é onde eu normalmente valorizo FPS sobre gráficos.
Para PC, os jogos tendem a não se travar a uma taxa máxima de quadros de 30, 60 sendo mais comuns, e esses tendem a ser limitações do motor, e upgrades de hardware irão, como regra geral, beneficiar todos os jogos que você possui, desde que já não esteja no máximo possível. Há uma seleção muito limitada de jogos que se limitam a 30fps, mas esses tendem a ser muito raros. Só tenho conhecimento de um na minha biblioteca de vapor: Final Fantasy X/X-2 Remastered.
Para os entusiastas da performance, neste momento nenhuma consola está em nenhum PC NEAR em termos de performance. Sim, PS4 Pro e XBox one é comparável em termos de desempenho, teoricamente, a um PC de gama média neste momento, que em breve será novamente tomado, e devido à forma como os jogos funcionam em consolas, muito raramente podem tirar partido do melhor hardware. Em PCs eles são mais fáceis porque as opções gráficas são necessariamente mutáveis devido à grande variedade de configurações do computador, o que facilita a adaptação ao seu hardware caso você o atualize, mesmo sem atualizações diretas do desenvolvedor.
Artigos semelhantes
- O PS5 é capaz de funcionar com 4k 120 FPS? Isso é tão bom como a maioria dos PCs de gama alta.
- Como pode o PS5 suportar 8K quando os PCs de gama alta mal conseguem suportar 8K?
- Com Stadia aqui e XCloud a caminho, onde estarão os consoles no ano de 2030 e depois, ou será um futuro sem consoles?
- Porque é que 30 fps em PCs não parecem tão suaves como 30 fps em consolas? Existe alguma técnica ou efeito para isto nos consoles?