Que gama de temperaturas podem as pilhas de lítio suportar antes de serem danificadas?
Shalom's Wikipedia-quote-answer fornece uma resposta razoavelmente razoável a uma breve pergunta.
Danos" das baterias de lítio cai ao longo de um espectro multidimensional, de acordo tanto com o quanto suas excursões vão além dos limites recomendados, e por quanto tempo, bem como se está descarregando ou recarregando, já que essas são reações químicas opostas.
Algumas químicas das baterias são mais tolerantes a algumas excursões fora dos limites recomendados. Outras, como o lítio, são muito menos indulgentes, mas a indústria persiste com as baterias baseadas no lítio devido à sua densidade de energia muito superior.
A fuga térmica é um risco muito real com o lítio - é o que acontece quando as pessoas se referem a baterias baseadas no lítio "explodindo", explodindo não tanto num estilhaço voando para fora, mas numa queima intensamente quente que pode inflamar-se muito facilmente nas proximidades de outros materiais. O risco existe antes de se chegar a esse ponto, onde o "smouldering" prolongado a temperaturas elevadas - mas ainda não em chamas - pode igualmente inflamar os materiais próximos. Este tipo de coisa fez cair aviões carregados com baterias de iões de lítio nos seus porões de carga, entre outros desastres de lítio.
Então sim, não mais que 40ºC é considerado o máximo ideal para o Lithium durante a recarga, talvez 45ºC durante a descarga, no entanto tenho notado alguns dos mais novos produtos de baterias de Lithium de grande porte (pense: Tesla Powerwall, mas menos bonito e tipicamente usado para aplicações comerciais e industriais) com capacidade de 45ºC e até 50ºC, o que me assusta os electrões vivos.
Simplesmente, não abaixo de 0ºC é tipicamente recomendado, particularmente para recarga. Nestes tempos frios durante a descarga, a própria resistência interna da bateria aquecerá um pouco a bateria, o que é benéfico.