Que solução DRM multiplataforma você recomendaria?
DRM é uma forma do produtor de um arquivo digital se certificar de que o usuário desse arquivo digital é limitado no uso do arquivo digital.
É feito com criptografia. O produtor criptografa o arquivo, o que significa que o arquivo se torna ilegível para qualquer um que não't tenha uma "chave de criptografia", que é como uma senha muito longa. O produtor não dá a chave de encriptação ao utilizador (o comprador normalmente). Ao invés disso, ele integra a chave em um programa que ele também produz, e que o usuário tem que usar para abrir o arquivo.
Desde que o arquivo produzido só pode ser aberto por um programa sob o controle do mesmo produtor, o produtor pode decidir o que o usuário terá permissão para fazer com o arquivo, e o que ele não't ter permissão para fazer.
Em contraste, um produtor que se abstenha de DRM lança um ficheiro que não é encriptado e pode ser aberto com qualquer programa de terceiros.
A vantagem dos ficheiros DRMing é que você controla o uso do ficheiro.
A vantagem de não DRMing é que você não't tem que produzir também um programa para ler o ficheiro (it'é uma disciplina completamente diferente. Como se a Disney tivesse que fabricar os dispositivos em que você'd tocaria os seus filmes). Em vez disso, você pode confiar em leitores/leitores de terceiros que são feitos por pessoas cuja competência principal é fazer exatamente isso, o que significa uma melhor experiência para o leitor.
Uma outra vantagem é que o usuário não é forçado a um comportamento. Com DRM você muitas vezes tem que se autenticar, então você precisa criar uma conta em algum lugar e lembrar a senha... Usuários tipicamente don'não gostam de passos extras.
Uma outra vantagem de não ser DRMing, é que os arquivos que você produz ficarão legíveis mesmo após a morte da sua empresa. Os arquivos DRMed tornam-se ilegíveis novamente quando o servidor DRM fica offline. As pessoas gostam da idéia de que o que compram permanecerá seu mesmo se a empresa que o fez falir.
Outra coisa sobre não usar DRM é que o usuário será capaz de dar, vender ou geralmente transmitir sua propriedade do arquivo. Os arquivos DRMed não podem ser transmitidos pelo usuário, apenas pelo produtor. Isto pode ser visto como uma vantagem (as pessoas possuem seus arquivos) ou uma desvantagem (um arquivo transmitido parece uma venda perdida).
Basicamente, um arquivo DRMed ainda pertence ao produtor quando um arquivo livre de DRM pertence ao comprador/usuário.
Artigos semelhantes
- Que CMS ou solução você recomendaria para um mercado de comércio eletrônico multivendor?
- Que SDKs multiplataforma as pessoas usam para VR (uma base de código, roda em todos os dispositivos VR)?
- O que são alguns jogos sociais multiplataforma?
- Como Spotify fez uma aplicação desktop multiplataforma, leve e bem desenhada? Qual é a tecnologia por trás disso?