Como funciona o SpaceX StarLink? É viável?
O StarLink é uma iniciativa da SpaceX com o objetivo de fornecer Internet a partir do Espaço. Recentemente eles lançaram os primeiros 60 satélites de produção de quase 12.000 naves espaciais planejadas em uma órbita baixa acima da Terra.The Beginnings:
Em fevereiro de 2018, o SpaceX lançou seus dois satélites de teste, o Tintin A e o Tintin B. Depois disso, a FCC concedeu ao SpaceX a permissão para lançar a totalidade de sua constelação de quase 12.000 satélites. Agora, o SpaceX tem seis anos para trazer o seu plano em ação completa.
The Working Of SpaceX's Starlink:
SpaceX's Starlink é um desses projetos, onde o SpaceX tentou não revelar muito sobre o seu funcionamento. Embora haja algumas coisas que consegui reunir, então sim aqui estamos!
Aqui está uma foto que Elon Musk tweeted recentemente, estes satélites pesam cerca de 500 libras (227 quilos) cada um e no total lá 60 que serão lançados em um tiro, o que perfaz cerca de 18.5 toneladas!
Estes satélites têm antenas de rádio para comunicar com a Terra, propulsores que os podem impulsionar através do espaço, bem como rastreadores estelares que ajudarão a orientar e a navegar. O satélite vem com um rastreador estelar embutido que atua como um dispositivo para evitar colisões e evitar que o satélite esbarre em objetos. O rastreador estelar diz a cada satélite a sua atitude, ou orientação no espaço, presumivelmente olhando para as estrelas e comparando isso com variáveis conhecidas como a hora do dia na Terra e assim por diante. Isso se liga à prevenção de colisões, que usa a base de dados de rastreamento da Força Aérea.
Milhares de satélites se moverão ao longo de suas órbitas simultaneamente, cada um transportando a Internet de e para a superfície em uma determinada área. Ainda não está claro o tamanho exato de uma área que cada satélite cobrirá, ou quanta redundância será necessária. O sinal vem de e vai para um conjunto de quatro antenas de rádio "phased array". Este tipo compacto e plano de antena pode transmitir em múltiplas direções e freqüências sem se mover como você vê grandes antenas de radar.
Existe apenas uma única matriz solar, que se desdobra para cima como um mapa. Os méritos de ter apenas um estão principalmente relacionados à simplicidade e custo - ter dois dá-lhe mais potência e redundância se um falhar.
Finalmente, a hélice aqui eles usam um gás nobre, na maioria dos casos neon ou krypton após o qual eles criam uma diferença de carga para disparar iões num particular, o que então a ajudará a avançar, transmitindo uma força na direcção oposta.
More On SpaceX's Starlink:
1). Starlink's Gameplan:
Starlink é um desses projetos que me fascinam, sua visão é colocar dois grupos de satélites em órbita: um lote de 4.409 satélites que irá operar entre 340 milhas (550 quilômetros) e 823 milhas (1.325 quilômetros) acima. E depois há um segundo lote de 7.518 satélites que voariam um pouco mais baixo, entre 208 milhas (335 quilômetros) e 214 milhas (346 quilômetros) de altitude. Isso é um total de 11.927 satélites, todos com zoom sobre a Terra, fornecendo conectividade à internet para até um milhão de terminais de usuários na superfície. Segundo Elon Musk, o SpaceX lançará satélites em lotes de 60 nos próximos anos, que chegarão a cerca de 1000-2000 satélites a cada ano. Acrescentando a ele Elon Musk disse que lançará estações terrestres e terminais de usuário que receberão os sinais dos satélites que estarão localizados nos telhados para capturar os sinais.
2). Que diferença fará o Starlink do SpaceX?
Due para a grande constelação de satélites que estão sendo plantados nas órbitas baixas da Terra, Starlink visa fornecer uma internet de alta velocidade com baixa latência, ou seja, curtos tempos de atraso no sinal que ainda não foi alcançado porque a maioria dos satélites que fornecem o serviço de internet estão localizados nas órbitas mais altas da Terra, conhecidas como órbitas geoestacionárias, que é um caminho cerca de 22.000 milhas acima do equador. Assim, os sinais têm de percorrer uma grande distância que leva a uma alta latência. Para resolver este problema, o Starlink do SpaceX lançará sua constelação de satélites na órbita terrestre inferior, onde o sinal terá que viajar menos, resolvendo assim este problema de latência. Este projeto também tornaria a internet de baixa latência disponível para locais que anteriormente tinham um serviço ruim, ou nenhum. Finalmente, ele atuará como uma competição para outros ISP's dando às pessoas mais opções para selecionar.
Source: Verge, TechCrunch
Image Source:
Hope this helps :)
Cheers!
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre os satélites Iridium e SpaceX? Se o projeto Starlink do SpaceX for bem sucedido, o Iridium será obsoleto?
- O que faz o aplicativo Starlink do SpaceX e como ele funciona?
- Como o StarLink do SpaceX irá revolucionar a forma como usamos a Internet? A internet a cabo vai se tornar obsoleta?
- Como os satélites Starlink do SpaceX fornecerão uma conexão à Internet de 1Gbps?