Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Os Satélites Iridium E Spacex? Se O Projeto Starlink Do Spacex For Bem Sucedido, O Iridium Será Obsoleto?

Qual é a diferença entre os satélites Iridium e SpaceX? Se o projeto Starlink do SpaceX for bem sucedido, o Iridium será obsoleto?

Um dos cursos de formação necessários na Boeing há uma dúzia de anos atrás ou mais era sobre o Iridium. Foi uma lição de negócios sobre como o mercado pode mudar rapidamente e fazer a economia do seu plano de negócios passar de lucro para prejuízo.

Iridium (o 77º elemento da tabela periódica) foi escolhido porque uma constelação completa teria 77 satélites. Eram satélites inteligentes, de baixo custo, em miniatura e funcionavam bem, Eles forneciam telecomunicações na banda L, em qualquer lugar do mundo, incluindo Isla Nublar, aparentemente, de acordo com Michael Crichton, de modo que não era necessária uma infra-estrutura de telefonia celular no país que você estava visitando. Tudo estava bem até que a explosão das torres de telefonia celular tornou os telefones via satélite muito caros e inconvenientes.

Você vê, a comunicação via satélite não funciona muito bem em edifícios de escritórios em alta ascensão, onde as pessoas que eram candidatos ao Iridium prime do mercado provavelmente seriam encontradas. Se o seu telefone via satélite não funciona no seu escritório ou hotel e você tem que ir lá fora para receber ou fazer uma chamada, então isso é o que foi considerado inconveniente. E se as nuvens pesadas impossibilitavam a comunicação, isso acrescentava ao inconveniente.

Então como o Starlink é diferente? O SpaceX sabe que 77 satélites mal tem cobertura suficiente. Um mísero satélite ou dois satélites aéreos não garantem um bom serviço. Starlink terá milhares ou dezenas de milhares de satélites. Starlink opera nas bandas Ka e Ku de freqüência relativamente alta. Ao contrário do Iridium, os satélites Starlink não se conectam diretamente aos aparelhos (telefones). Um receptor terrestre dedicado é necessário para funcionar como um ponto quente. Não, você não será capaz de se conectar automaticamente ao Starlink a partir da Antártica sem obter e configurar um transceptor de ponto quente com antenas phased array no interior. Mas a boa notícia é que o ponto quente é do tamanho de uma caixa de pizza. A má notícia é que não é barato usar.

Mas há mais. Os satélites Iridium de próxima geração incluem baixas taxas de dados para aparelhos e, através da banda Ka, dados de 8 Mbps para terminais fixos/transportáveis. Soa familiar? O Iridium até pagou ao SpaceX para lançar os seus satélites da próxima geração, por isso é claro que o SpaceX está bastante familiarizado com eles. Como outros já mencionaram, a Iridium faliu e foi vendida a outra empresa mantendo o nome Iridium, então os investidores originais provavelmente estão sem sorte.

A fim de pagar por este empreendimento caro, o SpaceX espera receber 30 bilhões de dólares em receitas anuais a partir de 2025. Eu não sei qual é o custo por cliente, mas eu adivinharia na faixa de 100 dólares por mês. Assim, com 30 milhões de clientes a US$ 100 por mês, eles poderiam cumprir as projeções de receita. Há muitos no negócio que não acreditam que Starlink será rentável nos próximos dez anos, e muitos especialistas não dão a Starlink uma alta probabilidade de eventual sucesso como negócio. Mas todos eles podem estar errados.

Ultimamente, a principal diferença pode ser Elon Musk. Suas habilidades promocionais e sua base de fãs entusiasmados podem fazer a diferença.

De Nissa

Como o StarLink do SpaceX irá revolucionar a forma como usamos a Internet? A internet a cabo vai se tornar obsoleta? :: Como é possível para a China tirar um dos satélites Starlink da órbita, copiar a tecnologia e criar a sua própria versão?