Por que os filmes coreanos estão ganhando popularidade, embora não sejam melhores que os filmes ocidentais?
Não são?
A Coreia tem feito um excelente investimento na indústria do entretenimento, apoiada pelo governo, e muitos grandes talentos. O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coréia do Sul tem jogado grandes quantias de dinheiro para Hallyu, a Onda Coreana, nas últimas décadas.
Os filmes coreanos deveriam, teoricamente, ser tão bons quanto os filmes ocidentais para ganhar popularidade em todo o mundo. Mas todos sabemos que este mundo não é construído sobre mérito e as produções ocidentais (leia-se: Anglo-centric) têm uma clara vantagem e chegam a um mercado muito maior.
Então, o facto de filmes coreanos, séries televisivas coreanas (mais conhecidas como k-dramas) e música coreana (k-pop) estarem a ganhar popularidade, aceitação e reconhecimento ("Parasita" no ano passado a ganhar o Óscar de Melhor Filme, uma actriz SK a ganhar o Óscar de Melhor Actriz Coadjuvante este ano pela primeira vez - e apenas a segunda mulher asiática a ganhar um Óscar de representação, de sempre, BTS sendo extremamente popular em todo o mundo e recebendo uma indicação ao Grammy, mais várias indicações e prêmios Billboard 100 etc.) apesar de ter a clara desvantagem de ser produzido em um pequeno país asiático (embora uma das potências econômicas do mundo), fala tanto da qualidade da produção quanto dos esforços dos coreanos em promover a indústria no exterior.
Parasite foi ótimo.
Minari é ótimo.
Train to Busan foi fantástico (eu odeio filmes de terror, mas adorei este).
Para resumir, você pode não achar que os filmes coreanos são melhores que os filmes ocidentais, e esse é o seu direito. Mas os que os tornam grandes estão certamente ao menos no mesmo nível deles.
Artigos semelhantes
- Porque é que o novo iphone SE é barato embora as especificações sejam altas?
- Porque é que a Disney reabriu nos EUA, embora os casos COVID-19 ainda sejam muitos?
- Quanto você está ganhando com o desenvolvimento do aplicativo Android?
- A Disney subestimou a popularidade da Disney+ ou não estão equipados para lidar com o streaming como o Netflix?