Qual é a melhor versão do eBook, MOBI ou EPUB?
EPUBs e arquivos Mobi são os formatos de ebook mais comuns no mundo. Se você'é um autor que se auto-publicou procurando distribuir seu título em lojas de ebook, você precisará saber um pouco sobre esses dois tipos de arquivo. Neste post, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o Clash dos Titãs que é epub vs mobi.
O que é um EPUB?
Um arquivo EPUB é o formato de ebook mais aceito no mercado. É o padrão da indústria, usado pela Apple, Kobo, Barnes & Noble, Sony e Google e-readers.
Um padrão livre e aberto baseado em HTML EPUB é um formato notavelmente flexível que suporta uma riqueza de recursos. Ele pode otimizar o texto de um livro para se adequar ao seu dispositivo, incorporar imagens e permitir bookmarking, destaque e texto-para-fala. A versão mais recente, EPUB 3, permitirá até adicionar conteúdo multimédia como vídeos e clips de áudio.
Tudo ao seu redor, é muito bom - e é por isso que a indústria editorial tem rallied em torno dele como o seu formato ebook de escolha. Se você quiser carregar seu livro diretamente em quase qualquer plataforma de venda de ebook - através do Kobo Writing Life ou Nook Press, por exemplo - ou usar um 'agregador' como Smashwords ou Draft2Digital, você precisará ter um arquivo EPUB.
O que é um arquivo mobi?
Arquivos Mobi são os arquivos de ebook usados exclusivamente pela Amazon's Kindle Store. Ou, se nós'estamos a manter-nos actualizados, o verdadeiro padrão proprietário é agora chamado AZW. A maior diferença entre arquivos mobi e EPUBs é que o formato Amazon é protegido pelo Digital Rights Management (DRM) que 'tranca' o livro para que ele só possa ser lido em dispositivos associados à sua conta. A Amazon é o maior retalhista de ebooks do mundo em bastante tempo: em 2015 foram responsáveis por mais de 70% dos e-books vendidos nos EUA. Esta quota de mercado maciça é parte da razão pela qual eles podem insistir em usar seu próprio formato.
Para resumir: a loja Kindle usa arquivos mobi, e todos os outros grandes livros eletrônicos usam EPUBs. Mas, se você'é um autor que procura exportar um ficheiro de ebook que'é compatível em todo o lado, o que pode fazer? Bem, a resposta curta é que você deve exportar um EPUB, por razões que nós'vai olhar agora mesmo.
Qual'é a maneira mais fácil de converter EPUB para mobi?
Se você tem um EPUB que você quer converter para mobi agora mesmo, você pode simplesmente colocá-lo através do nosso conversor EPUB para mobi! Você'terá um novo e bonito ficheiro mobi na sua caixa de correio electrónico dentro de minutos.
Amazon's Kindle Direct Publishing platform também tem uma ferramenta integrada que irá converter EPUBs em ficheiros mobi. A equipe da Reedsy executou inúmeros testes e descobriu que a conversão é bastante simples.
Finalmente, se você exportar um ebook usando o Reedsy Book Editor, você terá a opção de escolher seus revendedores de ebooks. Se você selecionar 'Amazon' como opção, você vai baixar seu livro no formato mobi.
Quando você deve usar arquivos PDF?
O PDF, que tem permanecido um dos formatos de documentos mais populares desde sua estréia em 2001, ainda é amplamente utilizado na publicação para dois propósitos.
Print on Demand
Talvez a forma mais econômica de vender cópias físicas em pequena escala, autores auto-publicantes geralmente usam o que é chamado de serviço de impressão sob demanda (POD). Em vez de encomendar uma tiragem e encher um armazém com sacos de papel, as cópias só serão impressas como e quando tiverem sido compradas por compradores individuais ou por uma livraria.
Os dois serviços de POD mais populares são o IngramSpark e o KDP Print (antigo CreateSpace), o último dos quais é - acredita que sim? - uma empresa da Amazon.
Para isso, você precisará de um arquivo que contenha definições rigorosas do layout e conteúdo do seu livro - e é por isso que usamos arquivos PDF. Existem inúmeros tipos diferentes de PDF lá fora, mas para os nossos propósitos, o formato precisará de um 'PDF pronto para impressão' para torná-lo compatível com as impressoras. Qualquer hiperligação será removida e as cores da sua imagem serão expressas em CMYK, e não usando o modelo de cor RGB.
Livros Electrónicos Gráficos Intensivos
Both EPUBs e mobis são óptimos a manusear livros de texto intensivo como romances, memórias e alguns livros de não-ficção. São, no entanto, menos fantásticos a lidar com livros que têm muitas imagens, gráficos e fotos - livros de arte e guias de viagem, por exemplo. Se você precisar que seu ebook tenha exatamente a mesma aparência da versão impressa, você pode querer vendê-lo como PDF, o que garantirá a fidelidade em todos os dispositivos.
A desvantagem é que Kindles básicos em preto-e-branco (e leitores eletrônicos como ele) terão dificuldades para exibi-los bem - já que esses livros PDF tenderão a ser de largura fixa. Ao contrário de um ficheiro EPUB, onde o texto é "reflowable" e irá adaptar-se à forma e tamanho do seu dispositivo, ler um pequeno livro PDF impresso num Kindle Paperwhite não é nada menos que uma tarefa.
Criar EPUBs e PDFs prontos para impressão
Reedsy oferece uma ferramenta de edição de livros online gratuita que lhe permite formatar profissionalmente um livro sem necessidade de treino. Quando estiver satisfeito com o seu aspecto, pode exportar o seu livro gratuitamente como EPUB e como ficheiros PDFs prontos para impressão!