Por que os eBooks Kannada não estão disponíveis no Kindle?
O Kannada é uma língua falada por cerca de 45 milhões de pessoas na Índia.Então, o número de falantes é cerca da metade da Alemanha, ou dois terços da população da França, e os livros eletrônicos alemães ou franceses estão disponíveis no Kindle. Portanto, a Amazon certamente parece ser cabeça-dura não suportando os ebooks Kannada, certo?
Em 2016 um grupo de autores e especialistas em TI trabalhou durante meses na publicação do primeiro ebook na língua Kannada no Kindle, embora esta língua não fosse oficialmente suportada pela Amazon para ebooks (ainda). Quando a Amazon ouviu falar dessa tentativa, eles apagaram o livro: A Amazon deleta o livro Kannada do Kindle, desencadeia o debate.
Para entender esse passo, vamos olhar para ele de uma perspectiva técnica e de negócios: Que esforços vão para suportar uma nova linguagem no Kindle?
O primeiro e mais óbvio requisito é suportar todos os caracteres da linguagem, para que os textos em Kannada possam até ser lidos em todos os Kindles e todos os aplicativos do Kindle. Então todos os aplicativos do Kindles e do Kindle precisam suportar um dicionário Kannada, para permitir uma consulta das expressões do Kannada. Links internos do Kindle (por exemplo, para índice de conteúdos) e links externos (para a Internet) precisam ser suportados. Novamente - em todos os Kindles e todos os aplicativos do Kindle. Mais de uma dúzia de outros sistemas de TI, tanto no Kindles & aplicativos, quanto nos servidores da Amazon, precisam ser alterados para suportar uma nova linguagem.
Isso significa que dezenas de equipes de desenvolvimento de software, e centenas de desenvolvedores, precisam ser coordenados. Todas essas pessoas esperam ser pagas; elas não trabalham de graça. Portanto, isso custa milhões de dólares, cada vez que uma nova linguagem é adicionada ao Kindle. É por isso que o primeiro livro Kannada foi retirado, depois que este grupo de entusiastas rebeldes do Kannada tentou forçar a Amazon a uma decisão de negócios que ela ainda não estava pronta para tomar. A Amazon tinha que se certificar de demonstrar que eles são os donos do ambiente Kindle, e que eles iriam lutar contra todas as tentativas de aquisição através de grupos de interesse individuais. Caso contrário, em menos de um ano, o ecossistema Kindle teria sido tomado por centenas de grupos Hacker (em seu melhor sentido ético original) em todo o mundo, e a Amazon ou jogaria um jogo interminável de recuperação, ou permitiria que todos contribuíssem para o sistema, e provavelmente entregaria o controle do Kindle a eles. A Amazon decidiu o contrário.
De um ponto de vista puramente prático, porém, ignorando toda a política da empresa - você já deu uma olhada, se a Kannada Shop do Kindle o ajudará? Está disponível no Kannada a: Kindle Store.