Casa > P > Porque São Os Filmes De Super-Heróis Tão Previsíveis?

Porque são os filmes de super-heróis tão previsíveis?

Besidesides the Hero's Journey thing others have mentioned, it is also important to remember that there are certain underlining structures in movies. A "estrutura dos três atos".

Primeiro, o mundo e os personagens são introduzidos e o padrão de comportamento e habilidades do protagonista é estabelecido. Nos filmes de Super Herói isso geralmente envolve explicar de onde vem o personagem, como ele se tornou um super herói, que habilidades especiais ele tem e algumas vitórias prematuras.

Segundo, você introduz a ameaça ou obstáculo que o herói tem que superar. Nos filmes de super-heróis, este é geralmente o(s) seu(s) vilão(s). As coisas começam a ficar muito más para o herói, eles sofrem fracassos.

Terceiro, a tensão continua a aumentar e o herói finalmente confronta a ameaça ou obstáculo e vence-o, normalmente numa vitória clara e concisa com apenas um pequeno custo para si próprio. Em seguida, você obtém o coda/epilogo onde os fios restantes da trama são enrolados. E, como são histórias em série, muitas vezes vai haver um aguilhão que sugere que o protagonista vai ter mais aventuras ao longo da linha.

Além disso, a maioria das histórias de super-heróis que chegam ao cinema são as histórias mais antigas - baseadas em material com 50-70 anos que fez parte da concisão da cultura pop durante toda a minha vida e provavelmente toda a tua, por isso já as vimos serem feitas tanto a direito como como paródia uma e outra vez e conhecemos bem os padrões. Mesmo quando você tem um filme com personagens que você não conhece ou que são novelas, ser "super herói" significa que ou eles vão seguir exatamente o mesmo padrão com o qual estamos familiarizados ou, pelo menos, geralmente o seguem com subversões jogadas dentro (tais como Mystery Men, Chronicle e Kick Ass), então há todas as razões para que pareça familiar.

Na verdade, porque estas são baseadas em histórias seriadas, há várias coisas que você sabe ao entrar...
* Haverá uma pessoa específica que será 'o vilão', de alguma forma espelhará o herói, seus planos chegarão perto do sucesso, mas falharão e provavelmente terão pouco ou nenhum efeito duradouro sobre o mundo. Mas, mesmo assim, você pode ter certeza de que a ameaça será maximizada antes que o herói tenha sucesso.
* O protagonista será especificamente aquele que derrotará o vilão, eles ganharão algum tipo de habilidades ou poderes especiais através de um punhado de meios bem estabelecidos que lhes permitirão ser eles a desfazer o vilão. O protagonista não morrerá e se houver um membro do sexo oposto para o qual o protagonista pine... eles provavelmente NÃO acabarão com eles no final da história (a menos que eles também tenham super poderes), embora provavelmente haja pistas de que ainda há uma chance de que eles possam mais tarde.
* O status quo é rei - nenhuma grande mudança permanente para o mundo vai acontecer, exceto talvez estabelecendo que não há super heróis e super vilões nele.

Também, é inteiramente possível lançar surpresas em seu filme que "ninguém poderia ter visto chegar". Mas normalmente fazer isso significa violar as regras do mundo que você montou no seu primeiro ato e a história é normalmente julgada como sendo bastante ruim quando você faz isso. É por isso que Steven King e M. Night Shyamalan são tão ridicularizados quando se trata de contar histórias - eles sempre colocam uma "reviravolta" em suas histórias e muitas vezes é algo que não é particularmente sensato, não responde adequadamente às perguntas. Então, se algo vai acontecer perto do fim da sua história, você quer ter certeza que faz sentido dentro do mundo que você estabeleceu no primeiro ato. A audiência deve estar ciente de que tal coisa é possível no mundo, o que muitas vezes significa dizer a qualquer um particularmente astuto na audiência exatamente como a história vai terminar no primeiro ato.

E este é um dos principais usos do truque literário chamado "prefiguração". As pessoas gostam quando as pistas sobre o que virá depois são encontradas mais cedo na história. Se for feito idealmente, então um público não deve saber que algo foi prefigurado até que seja revelado e então eles podem se lembrar de algo que foi dito ou mostrado mais cedo na história e ver a conexão. No entanto, nos filmes de Super-Heróis, a premonição pode ser um pouco desajeitada, de modo que até mesmo os membros mais sombrios da platéia ainda "pegarão", mas para aqueles que já foram expostos a muitas outras histórias? Bem, você pode ver o que eles estão fazendo muito claramente e isso efetivamente estraga o que acontece mais tarde no filme.

Outra coisa a ser notada é algo chamado "arma do Chekov" - se há uma arma (ou qualquer outra coisa incomum) que é o foco de uma cena no primeiro ato, ela vai explodir (entrar em cena) no terceiro ato. Os filmes são bastante curtos e você não vai ter muitas cenas de "red herring" ou cenas que não vão aonde, não estabelecem nada e não têm nenhum ponto. Portanto, sempre que um objeto ou indivíduo notável estiver em uma cena inicial, você pode ter certeza de que é algo que vai aparecer e ser importante para a resolução da história mais tarde. Se você ouvir que uma bomba nuclear foi roubada no filme, então você pode ter certeza de que o vilão vai ameaçar usar uma bomba nuclear e é com isso que o herói vai ter que encontrar uma maneira de lidar. Se lhe for mostrado que os heróis têm um dispositivo de teleportação, mas que não o usam imediatamente para nada, pode ter a certeza de que vão precisar desse dispositivo mais tarde. Quando James Bond recebe um monte de gadgets no início do filme, você pode ter certeza de que ele vai usar cada um deles durante o curso do filme e você pode de alguma forma supor as situações em que ele vai estar para que ele tenha necessidade deles.

Isso foi muito mais longo do que eu pensava - mas, espero que responda mais ou menos completamente à sua pergunta. Muitas destas se aplicam a praticamente todas as histórias, uma vez que você esteja muito familiarizado com elas você pode prever para onde vai praticamente qualquer história (pelo menos as "bem escritas"). Estar mais familiarizado com os tropos particulares do gênero também vai jogar com isso (confira o wiki TV Tropes) . É que nos filmes de super heróis, muitos destes elementos são um pouco mais obtusos e óbvios do que nos filmes mais enraizados na realidade.

De Brest

How to install showbox on Amazon Fire Stick/TV :: O que são bens e serviços tangíveis e intangíveis?