Quando foi inventada a primeira câmara a cores?
A primeira câmera colorida foi a primeira câmera que mais tarde foi chamada de câmera obscura (sala escura). Há menções na literatura chinesa no século IV a.C. Elas quase certamente existiam antes disso. Um pequeno buraco em uma tenda lançaria uma imagem colorida na parede oposta da tenda. As folhas nas árvores criam múltiplos buracos que lançam imagens no chão.
Esta imagem foi criada durante um eclipse solar:
As pinturas das cavernas podem ter sido inspiradas por imagens de buracos.
A primeira câmara a cores que podia gravar uma imagem era também uma câmara obscura. A gravação foi fornecida por pessoas que traçaram a imagem com os implementos de desenho que tinham na altura.
A primeira câmara a cores que podia gravar uma imagem a cores sem exigir que as pessoas a traçassem era também uma câmara obscura. Algumas delas ainda existem. Se você colocar um sensor de cor (filme ou digital) nele, ele irá gravar uma imagem colorida.
A primeira imagem colorida gravada por algo diferente do traçado foi a experiência do James Clerk Maxwell que produziu uma imagem de uma fita Tartan em 1861. Os cientistas fotográficos ainda discutem sobre esta. Corantes sensibilizantes espectrais não existiam na época. O halogeneto de prata registaria luz azul. Se tivesse iodeto suficiente, registraria alguma luz verde. Não há nenhuma maneira conhecida de ele poder registrar luz vermelha. O melhor palpite é que a parte vermelha da fita também refletia UV e o filtro vermelho usado neste sistema aditivo transmitia UV. Não temos muita informação sobre a câmara utilizada para esta experiência. Teria sido uma câmera de visão típica do dia.