Quando foi inventada a tecnologia Bluetooth?
Uma grande figura sociopolítica da Escandinávia do século X reverbera hoje em dia em nome de uma empresa de comunicações que desenvolveu um único padrão de comunicação para conectar nosso complexo mundo de dispositivos de computação móvel. No dia 12 de maio, o Hall da Fama dos Inventores Nacionais irá induzir Jaap C. Haartsen como o inventor da tecnologia sem fio Bluetooth. Embora não seja o único inovador a participar no desenvolvimento da norma de comunicações sem fios, Haartsen foi responsável por alguns avanços importantes do Bluetooth e é o único inventor listado na patente que protege as comunicações básicas Bluetooth.Entre 958 e 970 d.C., o reino da Dinamarca foi governado por Harald Blåtand, também conhecido como Harald Bluetooth. Alguns dos principais eventos do reinado de Harald incluem sua conversão ao cristianismo em 960 e a expansão do reino dinamarquês em terras que fazem parte da atual Noruega. A conversão dos dinamarqueses a uma única religião e a engenharia de uma série de obras públicas para o povo dinamarquês ajudaram o Bluetooth a unificar muitas tribos dinamarquesas em um único país que ainda existe conosco hoje. Se os nossos leitores alguma vez se perguntaram o que significava o símbolo angular do Bluetooth, talvez estejam interessados em saber que é uma combinação das runas dinamarquesas para H e B.
Fast-forwarding cerca de um milênio para meados dos anos 90 nos leva aos primeiros dias do Bluetooth moderno que conhecemos hoje. Em 1993, Jaap Haartsen trabalhava como engenheiro de comunicações sem fios para a empresa sueca de comunicações digitais Ericsson quando foi encarregado de desenvolver uma ligação de rádio de curto alcance que permitisse novas funcionalidades para telemóveis. Em 1995, juntou-se a Haartsen Sven Mattisson, outro engenheiro de tecnologias de comunicação sem fios, e o par conseguiu desenvolver um multicomunicador, ou MC, links.
Link two Bluetooth-enabled devices cria uma rede sem fios ad-hoc de curto alcance, conhecida como "piconet". Estas piconetas, que operam numa banda industrial, científica e médica (ISM) não licenciada, que varia entre 2,4 gigahertz (GHz) e 2,485 GHz, são criadas dinamicamente sempre que os dispositivos Bluetooth estão a menos de dez metros um do outro. Oito dispositivos podem ser ligados ao mesmo piconet ao mesmo tempo e vários piconets podem funcionar no mesmo dispositivo ao mesmo tempo. Quando ligado à piconet, um dispositivo que tenha sido designado como master pode transmitir dados para um ou mais dispositivos escravos. Cada piconet pode lidar com comunicações digitais envolvendo voz, dados, impressão, faxes e mais, e a capacidade de operar várias piconets ao mesmo tempo permite Bluetooth para fornecer uma incrível quantidade de funcionalidade de telecomunicações de curto alcance.
O trabalho de Haartsen se concentraria nas redes de piconets nos próximos anos e ele deixaria a Ericsson para desempenhar um papel na fundação do Grupo de Interesse Especial Bluetooth (SIG) em 1998. Entre 1998 e 2000, Haartsen serviu como presidente do grupo de certificações do protocolo aéreo SIG, ajudando a padronizar o protocolo de radiocomunicações Bluetooth.