Porque foi inventada a PlayStation?
Ooh, story time.
Num esforço para aumentar o tamanho potencial e complexidade dos videojogos, a Sega criou uma unidade de expansão de CD para a sua popular consola de jogos de 16 bits. Ele fez para jogos com níveis muito maiores, fundos detalhados, música com melhor som e até mesmo narração de histórias baseada em vídeo.
Nintendo, e não para levá-lo ao queixo com capacidade de jogo, tendo expandido os gráficos de jogo na SNES com os chips SuperFX embutidos nos cartuchos de jogo, decidiu jogar junto. Eles contrataram o maior fabricante de tecnologia de CD - Sony - para desenvolver um CD add on para a SNES. O resultado disto foi um protótipo de tecnologia chamado Nintendo PlayStation.
Problem? A Sony era uma empresa muito maior do que a Nintendo. Não tenho a certeza absoluta dos detalhes de qualquer contrato de fabrico e distribuição, mas a Nintendo não't gostava deles. Imaginei que a Sony seria praticamente dona da Nintendo sob o contrato.
Nintendo'a resposta da Sony foi "kthxbai" e eles foram à Philips, outro fabricante de tecnologia de CDs, e produziram a consola CDi da Philips.
Ninguém a comprou, e por ninguém, quero dizer que não conseguiste'nem sequer encontraste a coisa nas prateleiras. Apenas dois jogos foram desenvolvidos para ela, e ambos foram uma porcaria.
Meanwhile, Sony tinha feito todo este trabalho criando uma consola de jogos, e com a sua parceria de curta duração com a Nintendo tinha descoberto um grande mercado para consolas de jogos. Eles decidiram ir em frente e fazer sua própria consola, com um novo processador que era toda uma ordem de magnitude mais poderosa que o agora ultrapassado SNES.
Yep, a Nintendo inadvertidamente criou seu próprio maior concorrente. A PlayStation passou a dominar o mercado de jogos nos anos seguintes, superando os seus concorrentes 2:1, e ainda mais dominou com o lançamento do seu sucessor, a PlayStation 2.