Porque é que a Microsoft está a matar o seu aplicativo Cortana para iOS e Android?
Cortana, o assistente digital da Microsoft, não estará mais disponível como aplicativo autônomo para usuários em mercados selecionados, incluindo Índia, Austrália, Reino Unido, China, Espanha e Canadá, entre outros. A Microsoft irá puxar o aplicativo nestes mercados em 31 de janeiro de 2020.
Após o desligamento, os usuários do aplicativo Cortana não poderão usar funções chave como lembretes e listas. Os usuários, entretanto, poderão acessar essas funcionalidades através do Cortana no Windows.
A mudança, entretanto, não significa que a Microsoft está desligando o assistente digital Cortana. Seguindo em frente, a Microsoft irá oferecer o Cortana como parte dos aplicativos Microsoft 365.
"Para tornar o seu assistente digital pessoal o mais útil possível, estamos integrando o Cortana nos seus aplicativos de produtividade Microsoft 365. Como parte desta evolução, em 31 de janeiro de 2020, estamos terminando o suporte ao aplicativo Cortana no Android e iOS no seu mercado", disse Microsoft na sua página de suporte.
"Nesse momento, o conteúdo Cortana que você criou - como lembretes e listas - não funcionará mais no aplicativo móvel Cortana ou no Microsoft Launcher, mas ainda poderá ser acessado através do Cortana no Windows". Além disso, os lembretes, listas e tarefas do Cortana são sincronizados automaticamente com o aplicativo Microsoft To Do, que você pode baixar gratuitamente no seu telefone", acrescentou.
Microsoft introduziu o Cortana como aplicativo autônomo no iOS e Android em 2015. Desde o lançamento, a Microsoft integrou o assistente digital Cortana com uma série de seus aplicativos e serviços, incluindo Skype e Outlook. Embora Cortana tenha se tornado muito mais inteligente do seu avatar original, o assistente digital não tirou o caminho do assistente do Google e do Alexa da Amazon.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, admitiu recentemente que Cortana não compete mais com o Google ou com o Alexa. "Você deve ser capaz de usá-lo no Google Assistant, você deve ser capaz de usá-lo no Alexa, assim como você usa nossas aplicações no Android e no iOS para que seja pelo menos como queremos pensar sobre onde ele vai chegar", disse Nadella.