Porque é que a Cortana da Microsoft é subestimada?
Para o desktop eu concordaria com a avaliação de Garry Taylor.
O valor dos assistentes digitais em geral e do Cortana em particular é que eles codificam uma interface de usuário não-visual mãos-livres que é muito útil em situações especializadas. Por exemplo, eu posso fazer uma chamada ou iniciar uma navegação curva a curva enquanto ando de moto.
Cortana em particular fornece um mecanismo muito simples para integrar o controle de voz com qualquer aplicativo UWP. Em geral você fornece palavras-chave e modelos de frases e Cortana faz todo o trabalho pesado para reconhecimento de voz de alta qualidade e análise gramatical. O seu programa é invocado com o que poderia ser descrito de forma vaga como uma espécie de URL REST, incluindo parâmetros. Por exemplo, "Navigate to Home" inicia o Maps em modo de navegação turn-by-turn com um destino do meu endereço (eu defini "home" usando um teclado e tela anos atrás).
Eu não acho que muitos aplicativos exploram bem isso. Para ser honesto, a única razão do meu interesse é a fantasia contínua do Tony Stark que me permite viver.
Google Voice tem excelente reconhecimento, mas algumas falhas de design, a maior parte das quais é um convite para uma empresa de publicidade analisar cada palavra. Não estou familiarizado com as ferramentas de desenvolvimento associadas, mas o Google é competente, por isso imagino que sejam decentes. É pouco provável que o Siri melhore porque a Apple parece não compreender que é desanimador.
Em actividades típicas o controlo de voz tem um valor limitado.
O suporte da Microsoft para "capacidades" de extensão torna-o potencialmente relevante para sistemas de controlo incorporados. O interesse da Microsoft tanto nisto como no IOT é provavelmente como um gancho para os seus serviços Azure.