Qual você acha que é a melhor maneira de interagir com dispositivos domésticos inteligentes?
A palavra chave que vejo é "interagir". Interagir com dispositivos domésticos inteligentes pode ser um desafio - a menos que você tenha adquirido um ecossistema e o software hub gerencie a interação (i.e. SmartThings ou Apple HomeKit, etc.).
Quando se trata de interação - há duas partes na equação - há a parte humana (i.e. como eu, como usuário, vou interagir com meus dispositivos) e há uma parte de integração (i.e. como cada um dos dispositivos vai interagir).
Integração: Eu tenho mais de 200 sensores em minha casa - todos eles estão conectados através do método Frankenstein - também conhecido como uma abordagem "melhor da raça". A minha segurança está ligada com o Z-Wave como rede de integração para pontos finais sem fios (sensores de janela, fechaduras de portas, etc.), as luzes são Zigbee e HomeKit. Os sensores não de segurança (campainha, câmaras de vídeo, qualidade do ar, persianas, ventoinhas, etc.) são uma combinação de wifi, bluetooth, e hardwired. Eu tenho SmartThings, Tuxedo, Siri, Amazon Echo, e Google Home. Eu NÃO RECOMENDO ESTA ABORDAGEM - mas eu gosto de mexer - e provar que você pode conectar qualquer coisa a qualquer coisa.
Interface de usuário Eu tenho tantos aplicativos - eles são como controles remotos de dias passados. Um aplicativo para luzes (e diferentes aplicativos para luzes diferentes), um aplicativo para a TV, um aplicativo para o Alarme - é uma dor. O SmartThings e o HomeKit deviam ter resolvido este problema - mas não resolveram - pois alguns ecossistemas foram desenhados de propósito para NÃO funcionarem com os concorrentes. O meu sistema de segurança NÃO funciona com o HomeKit (fora da caixa - agora funciona via IFTTT - mas não foi fácil). Então foi isto que eu fiz para resolver o problema...
Interajo com os meus dispositivos com Voz. Na verdade, eu posso acessar todos os meus dispositivos com o Alexa. HomeKit (i.e. Siri) vamos controlar quase tudo - mas não tão flexível como a Amazon. O Google é apenas para coisas específicas. O Alexa é fácil de integrar com a maioria das coisas (seja diretamente ou via IFTTT) - mas há uma penalidade de usar o Alexa - é um pouco lento. Quando eu lhe dou um comando de voz - há um atraso de 2-3 segundos. Quando eu uso o Siri - não há atraso. O Google só tem o melhor reconhecimento de voz - mas a conectividade não é tão robusta quanto as outras duas plataformas (ainda).
O que eu acho interessante - vou para salas que não têm voz - e acho frustrante que eu tenha que encontrar fisicamente o interruptor de luz e ligá-lo. Assim que você se acostumar com a voz - é difícil voltar.
No entanto, voz é um desafio, pois VOCÊ tem que lembrar as palavras certas para dizer com Alexa. Por exemplo, eu vou ao meu escritório e peço ao Alexa para ligar as luzes do meu escritório - mas há mais do que uma luz - então ele me pergunta qual delas. Com a Siri - ela apenas as acende todas (ou se eu me lembrar do nome de cada uma - eu posso ligá-las/desligá-las 1 por 1. Eu só preciso lembrar de ter meu telefone comigo. É ótimo para a TV também. Ligue a DirectTV e depois ligue o HBO (Alexa) vs. HomeKit que é apenas "Turn on HBO".
Em resumo - a voz é a melhor forma de interagir. A única advertência é que você tem que lembrar qual é o nome de tudo (é sala de estar ou sala de família?). Um último pensamento - controlar a sua casa com a sua voz é possível. Mas será que o não-técnico o deve fazer? Não. Ainda não. É preciso muito planejamento para fazê-lo bem - e quando você instala tudo - já há algo melhor ao virar da esquina. Encontre um simples estojo de uso (a TV é ótima) ou luzes em uma sala onde o interruptor está em um local realmente ruim - você não tem que fazer em todo lugar. Mas se você fizer... é muito legal.