Com que cor você acabaria se misturasse rosa com preto?
Existiu uma série destas perguntas recentemente sobre que cor resulta da mistura de duas ou três outras; neste caso rosa e preto.
O primeiro problema é que o questionador nunca especifica exatamente qual rosa ou qual preto.
O segundo problema é que eles nunca especificam as proporções da mistura. Por exemplo, 99 partes de rosa com uma parte de preto provavelmente faz um rosa. E 99 partes de preto com uma parte de rosa serão pretas. Há toda uma carga de possibilidades entre.
O terceiro problema é a suposição implícita de que cada cor tem um nome. Ou seja, que mesmo que eu assumisse que era uma mistura 50:50, e mesmo que eu soubesse exatamente qual rosa e qual preto (e, a propósito, precisaríamos saber as características espectrais para fazer isso corretamente, não apenas a cor), e mesmo se eu pudesse prever o resultado da mistura (o que eu provavelmente poderia, dado que meu PhD em 1983-86 era sobre exatamente este problema) eu ainda não poderia lhe dizer a resposta. Porque existem cerca de 3 milhões de cores diferentes, e no entanto apenas alguns milhares de nomes de cores significativas (e, desses, apenas uma centena ou menos de nomes de cores que são amplamente compreendidos).
O que significa isto? A única resposta razoável a esta pergunta é dizer que, se você misturar rosa e preto, você provavelmente receberá um rosa muito escuro. Ou, para ser mais técnico, um cor-de-rosa escuro menos saturado.