O Linux (Ubuntu) é tão bom quanto o Windows para o desenvolvimento de jogos (Unity 2D e 3D)?
Se você quer dizer em termos de tecnologia?
Linux tem sido tão capaz como o Windows quanto uma plataforma de jogos.
Em alguns aspectos o Linux é um pouco melhor, como o Linux ser mais leve e menos inclinado a "ajudar" da mesma forma que o Windows. Algumas coisas tangenciais ao jogo que o Linux faz melhor que o Windows que funciona a seu favor é como ele lida com drivers e volumes.
Windows tem que fazer do carregamento ou configuração de um driver uma provação total. Já tive o Windows reinstalar drivers apenas para conectar um mouse em uma porta diferente. O Linux apenas carrega o estúpido driver graças ao fato de que o udev não é uma droga. Ele não precisa escrever um monte de configurações sobre qual hardware está onde na maioria dos casos.
E o Windows ainda está de alguma forma usando letras de drive em 2021. Você pode eliminar completamente o Windows ou seu outro software insistindo em qual drive as coisas devem ser armazenadas. Tudo o que um sistema de arquivos unificado se preocupa são diretórios.
Em termos de APIs gráficas, o Linux só tem falta de DirectX, mas hoje em dia jogos exclusivos para DirectX estão se tornando menos comuns, devido a coisas como Vulkan. Unreal e Unity ambos suportam OpenGL e Vulkan totalmente, assim como o Linux. Como o mundo dos jogos não gira exclusivamente em torno do Windows, desenvolver uma engine de jogos somente em torno do DirectX é uma proposta perdida agora.
Talvez a única categoria que o Linux perde agora é a VR (a Valve ainda está trabalhando no Steam VR trabalhando nele apropriadamente) e o fato de que estúdios de jogos e editoras parecem querer continuar ignorando o Linux. Alguns insistem que é uma coisa de dinheiro, mas eu não acredito nisso dado o quão consistentemente os desenvolvedores indie lançam no Linux e de alguma forma não vão à falência fazendo isso. Meu dinheiro está no estúdio/publicador apenas decidindo que eles não querem contratar pessoas para responder perguntas sobre o Linux. Em outras palavras, o estúdio/publicador está sendo barato.
Tornou-se ainda mais egrégio pelo fato de que quase todos os principais mecanismos de jogos que um estúdio pode licenciar e usar têm a habilidade de, no mínimo, compilar seus jogos para versões nativas do Linux. Unity, Source, e Unreal têm suporte total a Linux. Eu não posso falar com Cryengine.
As for Unity, minha experiência com ele é muito limitada. Eu não sou um desenvolvedor de jogos por profissão. No entanto, eu tenho um pouco de Linux. O Unity Editor parece tão polido e pronto para produção no Linux quanto no Windows ou OS X. A única queixa que tenho é que a sua edição de código pode ser um pouco desajeitada. Ele parece querer abrir novas instâncias de coisas como o Visual Studio Code toda vez que eu abro um script ao invés de abrir uma aba em uma instância existente.
Eu também não sou um desenvolvedor C# experiente. Embora o C# não seja desconhecido no Linux, não é frequentemente visto como favorável pela multidão do Linux, devido em grande parte à história da Microsoft com o Linux. Eu pessoalmente acho que a Microsoft está bem agora, mas eu, também, lembro-me da Microsoft tentar matar o Linux repetidamente no passado e falhar.
Artigos semelhantes
- Como instalar o Windows 8.1 no laptop pré-instalado que vem com Ubuntu e remover o Ubuntu depois de instalar o Windows 8.1
- Como baixar o Ubuntu 20.04 lts (Ubuntu, desenvolvimento)
- Se eu fizer um jogo com o Unity cracked, posso colocá-lo no Google Play? Eles vão descobrir que eu usei o "Unity cracked"? Como?
- Como instalar o Kali Linux após o download no Windows 10 com Kali Linux e Windows 10