Casa > P > Porque É Que Os Últimos 20% De Uma Bateria Demoram Mais Tempo A Carregar Do Que Os Restantes?

Porque é que os últimos 20% de uma bateria demoram mais tempo a carregar do que os restantes?

Esta resposta é específica para baterias de chumbo-ácido (FLA) inundadas. 80% é a tensão de gaseamento. Normalmente cerca de 2,38 volts por célula. Até este ponto, a bateria pode aceitar até 17A por 100 AH de capacidade. Assim que a bateria começa a gasear, o que faz com que a água no ácido (electrólito) comece a desasociar-se em hidrogénio e oxigénio, a reacção química mudou. Se a corrente não for reduzida para aproximadamente 4A a 5A por 100 horas de capacidade, a bateria irá sobreaquecer, usar água e sofrer danos permanentes.

Numa bateria industrial (empilhadeira) o nível mínimo antes de recarregar é de 20%. Qualquer coisa mais baixa causa danos permanentes. Os bloqueios de elevação são definidos nesse ponto.

Recarga de uma bateria totalmente descarregada (20%) requer um ciclo de carga de 8 horas. Isto é 5 horas de carga a granel (constante) e 3 horas de carga de acabamento à taxa mais baixa.

Os carregadores de bateria são o elemento chave. Eles são especificados especificamente para a bateria. Se você tiver uma bateria de 850AH, 36V o carregador será especificado para essa voltagem e classificação de AH. Se a voltagem e a classificação de AH forem diferentes, o carregador tem de corresponder.

Os carregadores utilizam vários métodos para fornecer o controlo necessário da corrente e voltagem. Um dos métodos mais simples é o dos carregadores ferroresonantes. Eles têm um intervalo entre os enrolamentos primário e secundário preenchidos com material do núcleo. Eles também têm um enrolamento especial ligado a um condensador que reduz a corrente de carga em torno do ponto de 80%. O controlador de carga simplesmente liga ou desliga o carregador nos pontos corretos. Eu fiz a manutenção de carregadores de ferro de 60 anos de idade que fizeram seu trabalho com sucesso durante a vida útil de 12 baterias.

O método seguinte foi o dos carregadores SCR. Eles podiam fornecer uma verdadeira corrente constante, saída de voltagem constante. Também exigia um controle eletrônico mais complexo. Eles funcionavam bem.

Tempos mudado. Recargas mais recentes monitorizam as baterias especialmente equipadas e carregam a enormes correntes. Ao monitorar as baterias durante a carga a corrente de carga é a mais alta possível sem superaquecer as baterias.

Depois de estar há muitos anos no negócio de carregadores de baterias estou fascinado com os avanços na tecnologia de carga. A parte mais fascinante é que ainda estamos a trabalhar com baterias de chumbo-ácido (FLA) e inundadas. Uma tecnologia com mais de 150 anos de idade. Os FLAS são fabricados e utilizados por milhões de pessoas. Nenhuma outra tecnologia é mais rentável para o efeito. Para completar, mais de 97% do chumbo utilizado é reciclado.

De Adelia Shahabuddin

Vale a pena comprar o Samsung Galaxy S6/S6 Edge? Porquê? :: Quais são as melhores dicas para ter o seu aplicativo no Android Market e na loja de aplicativos?