Por que é tão difícil fazer um ecrã táctil redondo?
It's não é apenas a tela que é difícil de produzir, é's toda a gama de problemas que vêm com ela, cada um deles muito exclusivo para a forma do dispositivo.
>p> Deixe-me tentar resumir alguns deles:1. Design do painel LCD/OLED-Screen
Um painel de vidro LCD convencional é composto por 2 camadas de vidro, com a matriz de cristais líquidos e a fiação entre elas. A fiação do barramento está indo para uma borda da tela, é então agrupada fora da área real da tela visível e leva a um controlador de tela que fica no vidro ou no cabo fita conectado ao painel.
Em qualquer caso, esses fios precisam vir juntos de um arranjo bastante espaçoso para um pequeno.
Em uma tela retangular isso está acontecendo em cima ou em baixo, através de um "lábio" do painel (uma das folhas de vidro é ligeiramente mais longa que a outra, de modo que todas as linhas podem vir juntas e um cabo pode ser conectado lá.)
Numa tela redonda esses fios não podem simplesmente sair da parte inferior, eles teriam que sair de toda parte da metade inferior da tela (fora da área visível), então cabeados ao longo da tela até a parte inferior, e na parte inferior você precisa de um "lábio" novamente para conectar um cabo flexível.
Então a luneta do painel seria bastante grande, e o dispositivo não pode ser totalmente redondo devido ao lábio necessário no fundo.
2. Rendimento da tela (a taxa de produção bem sucedida)
I can't citar figuras aqui, mas a produção de telas não retangulares está sofrendo de um rendimento mais baixo do que a tela retangular, porque você não pode fazer um corte linear suave do vidro, mas tem que cortar ao longo de um caminho.
Baixo rendimento significa que você tem que produzir mais de uma tela para obter um painel de tela funcional, um multiplicador dos seus (já elevados) custos de produção.
3. POLED
Plástico OLED (como um painel de vidro acima, mas baseado em plástico) permite criar telas personalizadas muito mais facilmente porque o painel não' não sofre da estabilidade mecânica quando cortado de forma diferente, e a fiação dos pixels individuais pode ser feita em uma moldura menor.
No entanto, o primeiro produto baseado em POLED só foi comercializado este ano, o LG G-Flex. Portanto, a tecnologia ainda é realmente cara.
No entanto, construir um dispositivo redondo com uma tela redonda POLED é mais viável do que usar vidro.
4. Resolução
Ao produzir uma tela não retangular, você está visando um produto bastante premium, porque ele's supostamente é uma novidade. Então você não'não quer bordas pixelizadas, mas muito suaves, com conteúdo de tela redonda. Isso significa que você precisa de uma resolução pelo menos acima de 300ppi (pixel por polegada), o que está fazendo o preço subir ainda mais, para um mercado (wearable) que é consideravelmente pequeno a partir de hoje (entre 1m~22m unidades globalmente em 2013, de acordo com várias fontes, o número exato não é conhecido como a maioria dos players atuais nessa indústria são privados e, portanto, don't tem que relatar números de vendas).
5. Painel táctil
semelhante ao ecrã LCD mas um pouco pior.
Um painel táctil consiste em fios verticais e horizontais muito finos que atravessam o ecrã. Um toque na tela é detectado porque uma linha horizontal e uma vertical estão se conectando (capacitivamente através do seu dedo).
Então você tem linhas verticais saindo do fundo do painel, E linhas horizontais saindo dos lados do painel. Todas elas têm de ser ligadas a um circuito de controlo de toque.
Fonte de imagem: LG G2 lançamento-evento 2013
>br>Em uma tela retangular eles estão correndo pelos lados em uma direção.
Em uma tela circular eles teriam que correr circular ao longo do lado, no topo dos fios do display explicado acima em #1 (LCD-Screen), adicionando ainda mais ao tamanho geral do Bezel ao redor da tela, e também adicionando interferência potencial ao sinal.
6. PCB, Bateria
Ao projetar um dispositivo redondo com uma luneta estreita e redonda, todos os seus componentes devem caber em uma PCB redonda também. Com a maioria dos componentes quadrados, isto é muito difícil de conseguir. E já que você'gostaria de conduzir uma resolução bastante alta, quer conectividade wireless (acho que?) e algum tipo de conector também, você não pode ser tão exigente.
Situação ficou melhor em 2013/2014, com mais componentes universais e soluções mais integradas (SoC) disponíveis.
7. Software, Interface de Usuário
Não havia nenhum software existente que pudesse ser usado para uma interface de usuário redonda até agora.
Você tinha que desenvolvê-lo completamente sozinho, incluindo o UX que o acompanha.
Outro fator de custo significativo a considerar ao projetar tal dispositivo, pois dado o preço já alcançado para o hardware, você precisa de um software que seja muito funcional e também compatível com uma ampla gama de dispositivos e aplicações.
A situação também melhorou, com o Android Wear oferecendo um framework versátil para desenvolver facilmente um dispositivo redondo sem ter que se preocupar muito com UX e interoperabilidade, está limitando a compatibilidade com o Android e impede que você se diferencie drasticamente do resto do mercado.
Esta lista não está completa, há vários outros itens a considerar, mas acho que você tem a idéia.
TL;DR;
Overall, como sempre é uma questão de dinheiro. Há muitos problemas. Esses problemas podem ser superados, mas é MUITO caro, pois você precisa de soluções customizadas para seu produto.
Mas ao mesmo tempo não está claro quantos desses dispositivos você poderia realmente vender se eles ganhassem'não serão produzidos em grande volume e custo muito grande no final.
NPD afirma que o comprador médio de um desgastável não está disposto a pagar mais de 300$ por um produto [1].
Então parece que você não'não sabe quantos dispositivos você poderia realmente vender E que você teria que precificá-los abaixo de 300$ para obter uma parte do mercado atual (máx. 22m unidades). Um mercado que, além disso, é actualmente propriedade de produtos da gama dos 100$.
Não é realmente uma boa condição prévia para arriscar tudo...
Mas como dito, a situação está a melhorar. Muita coisa mudou nos últimos anos e 2014 pode ser o ano da primeira rodada de telas sensíveis ao toque em dispositivos redondos.
[1] Wearable Tech Awareness Device Surpasses 50 Percent Among US Consumers, According to NPD
[Edit] Corrected some typos, added sources where feasible and extended
Artigos semelhantes
- Posso substituir um computador portátil sem ecrã táctil por um ecrã táctil?
- O ecrã táctil do meu Samsung Galaxy Pop não está a funcionar. Quanto custará substituir o ecrã táctil do meu smartphone?
- Qual é o calibre redondo que a M1 Garand usa?
- Robótica: Qual é a diferença entre feedback táctil e feedback táctil?