Como vai ser a RV daqui a 10-20 anos? Será um mergulho completo?
Não, nossa capacidade de interface com o cérebro não terá mudado muito, embora as varreduras tenham tido algumas melhorias incrementais.
Em 10 anos a VR ainda terá 4k e terá um campo de visão mais amplo. Ele usará a tecnologia de rastreamento ocular para aplicar maior tempo de processamento à área que você está olhando. O rastreamento será perfeito em todas as plataformas sem instalação complicada, e será incrivelmente confortável. Em resumo, o que temos agora, mas melhor. Pode ser wireless, mas provavelmente ainda não será.
Em 20 anos os dispositivos serão definitivamente wireless. Nós provavelmente vimos outra resolução mudar, mas na verdade é possível que não tenhamos visto. O que é notável agora é quão leves e portáteis os fones de ouvido são, eles estão muito mais próximos de um par de óculos, e todas as melhorias foram feitas não na tentativa de melhorar adicionalmente a resolução ou FOV, mas na tentativa de torná-los práticos. Ainda há alguns que têm uma pequena bateria e um pacote de processamento para prender no cinto ou colocar no bolso, estes são os mais poderosos para as pessoas que querem a experiência final à custa da conveniência.
O que eu não faço ideia é quais os usos práticos que irão evoluir. Neste momento é sobretudo uma questão de jogo. Um nicho de mercado de filmes vai aparecer, mas nunca vai tomar conta, porque o que você perde com a realização de filmes VR, poder ter o diretor controlando a filmagem, é significativo. E, as pessoas ainda não querem usar óculos o tempo todo e curtir com seu parceiro.
Conferência Remota será uma grande coisa quando certas coisas forem passadas a ferro, mas as limitações de não poder ver rostos e olhos corretamente vai parar isso por um bom tempo. Alguns ficarão satisfeitos com os avatares e tecnologias de varredura de expressão que aparecem, estes já estão em desenvolvimento. Na realidade, acho que não atingirá o grande momento até que os fones de ouvido fiquem pequenos o suficiente e a tecnologia boa o suficiente para fundir uma alimentação de câmera ao vivo com uma imagem digitalmente reconstruída de seu rosto feita a partir de fotos anteriores da câmera sem o fone de ouvido ligado e a tecnologia de varredura ocular dentro do fone de ouvido para reconstruir expressões faciais adequadamente (a varredura ocular já é necessária para aumentar a resolução com a tecnologia existente e de futuro próximo). A primeira empresa que pode reconstruir um rosto em alta resolução, removendo digitalmente o headset em tempo real, vai fazer uma fortuna absoluta, especialmente quando combinado com algo como uma tecnologia de realidade aumentada melhorada como Hololens.