Quão perigoso é o Rio de Janeiro?
Não é mais perigoso do que as grandes cidades americanas, possivelmente até menos perigoso. O crime mais comum não é um roubo (quando eles forçam você a dar tudo o que tem, mostrando uma arma ou apenas força bruta). O mais comum é quando eles correm (às vezes usando bicicleta) e agarram algo que você tem em você, como carteira, celular ou corrente de ouro, e depois fogem. Então, se você não se expuser com uma câmera brilhante no pescoço, ou um celular grande aparecendo do bolso de trás, você estará bem seguro. Se não tens nada contigo, apenas a chave do quarto e 10-15$ no teu bolso, não tens nada a temer. A violência não é "violenta", ninguém quer te bater ou te matar, é só dinheiro. Além disso, quase não há pessoas loucas nas ruas (como nos EUA), e quase não há armas (já que estão completamente banidas).Também é melhor não parecer um turista. Solte esse chapéu de turista, camisa MURICA, dê uma olhada no que os locais usam, e vá comprar algo parecido, há muitas lojas e não é tão caro assim.
Isso funciona para áreas normais, como praias e bairros normais não semelhantes a ondas, com prédios de apartamentos. As favelas são bem diferentes e funcionam, principalmente como capôs americanos, onde a polícia também não vai à noite (nem de dia, principalmente).
É melhor evitar favelas, especialmente enquanto se dirige, já que um carro estranho que entra ali pode ser entendido como uma invasão e o carro pode ser baleado. Se você for caminhar, todos verão que você não é um perigo e normalmente será ignorado, ou até gentilmente tratado como um turista, faça amigos e beba com eles. É ainda melhor não trazer coisas caras consigo.