Guerra Mundial Z (filme de 2013): O que causou o início do vírus zumbi? Quem foi o paciente zero?
Keeping to Romero, a maioria dos filmes de zumbis nunca revelam como ou onde ele começou. Mesmo a 'Sonda de Vênus' em NoTLD é um grande talvez - poderia ser. WWZ o filme tem informações sobre onde ele foi notado pela primeira vez, mas eles não podem ter certeza das origens.
Agora, o livro, e seu companheiro Guia de Sobrevivência tem incidentes isolados que remontam a séculos atrás. Cada um foi tratado por sua vez por autoridades antigas cujos métodos estavam carregados de atrocidades, mas eficazes. Nos tempos modernos, estes incidentes estavam tão distantes do registro histórico adequado, muitos agora descartaram estes antigos surtos de zumbis como algo mais, os relatos misturados com mito, lenda e hipérbole. Em várias partes da China, o desenvolvimento moderno significou a submersão de locais mais antigos, e os caçadores de tesouros mergulham - ilegalmente - para obter artefatos e itens perdidos das ruínas. Em um desses mergulhos, um jovem garoto e seu guardião foram atacados por um zumbi enterrado há muito tempo, com apenas o garoto voltando ao seu caminho. Pior ainda, alguns dos que ele mordeu inicialmente podem ter-se tornado doadores de órgãos pouco dispostos a vender no mercado internacional (entre a colheita de órgãos e a resposta à SRA, Max Brooks não é fácil para a China) infectando assim os receptores. Naturalmente, as primeiras centenas de vezes que o ataque infectado, ninguém conhece os protocolos, por isso espalha-se como um incêndio.
Por isso o rapaz parece ser o Paciente Zero - nos dias de hoje. Mas a história desde os Romanos até à infame Unidade 731 do Japão mostra que não era novidade para este mundo.