Qual é o melhor filme da Segunda Guerra Mundial?
Há muitos filmes de Hollywood, e muito pouco - da URSS, que sofreu muito mais horrores de guerra. Eu fiquei particularmente surpreso com a abundância de referências a arandos como "Inimigo aos portões".Deixe-me, como russo, trazer-lhe o topo dos melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial (nem todos, a propósito, serão sobre os combates). Isto não é uma classificação, eu apenas listo os filmes, e a numeração aqui é apenas por conveniência.
- "They Fought for Their Country"(1975). Um brilhante filme do brilhante diretor Sergei Bondarchuk baseado no romance do brilhante escritor Mikhail Sholokhov, ganhador do Prêmio Nobel. Junho de 1942, o regimento de infantaria soviético se retira com lutas pesadas na estepe Don. Os cidadãos soviéticos comuns - agricultores, trabalhadores, agora pegam em armas para proteger sua pátria. Nessas estepes eles resistirão até a morte contra o ataque das forças superiores da Wehrmacht. É aqui que termina o retiro. À frente da batalha de Estalinegrado.>li>"Panfilov's 28 Homens" (2016). Novembro de 1941. As unidades alemãs estão a chegar a Moscovo. As tropas soviéticas sofrem pesadas perdas e recuam. A 8ª divisão de espingardas do exército vermelho recebe a ordem para defender a direção de Volokolamsk. Perto do cruzamento da infantaria ligeira Dubosekovo, pela primeira vez na história mundial, pararão as divisões de tanques da Wehrmacht. Por favor note - o orçamento do filme é de apenas 1,7 milhões de dólares, a maioria dos fundos angariados através do crowdfunding, nos créditos mencionados todos os que fizeram uma doação. Apesar do baixo orçamento, o filme se mostrou muito espetacular. Não há personagem principal - mostra o trabalho dos homens na guerra. Um trabalho que se tem que fazer mesmo que se morra.
- "Venha e veja" (1985) - já se fala muito deste filme.
- "Estação ferroviária Belorussky" (1970) - um dos filmes mais pungentes sobre a guerra, apesar de não haver guerra. O jornalista, o contador, o diretor de fábrica e o simples mecânico de redes municipais - todos eles servidos em uma só prateleira. Já se passaram mais de vinte anos desde aquela terrível guerra, mas cada um deles continua a suportar a dor dessas perdas. E eles continuam a perder os seus camaradas - em armas - mesmo agora.
- "Em batalha estão alguns "homens velhos" (1973) - um quadro brilhante dos pilotos de caças soviéticos. Uma Comédia que você chora enquanto assiste. Drama, enquanto o vê sorrir, enxugando as lágrimas com a mão.
- "Liberation" (série de filmes) - o quadro mais ambicioso dos acontecimentos na frente oriental. Necessário para ver.
- "The Dawns Here Are Quiet" (1972). 1942, Karelia. Escrito depois de ser ferido na retaguarda, Sargento Vaskov de um posto remoto de defesa aérea. Uma vez para ajudá-lo, o comando envia reforços: o pelotão atualizado consiste inteiramente de mulheres. O início da trama pode parecer cômico, mas na verdade é um duro drama de guerra.
- "Batalha pelo Sevastopol" (2015). A história da lendária atiradora Lyudmila Pavlichenko (a atiradora mais produtiva da Segunda Guerra Mundial). 309 confirmou a destruição de soldados e oficiais inimigos, incluindo 36 franco-atiradores inimigos). Este é um fragmento do seu discurso em Chicago, que foi um dos incentivos para a abertura da segunda frente: "- Cavalheiros. I'tenho vinte e cinco anos de idade. Na frente, eu consegui destruir trezentos e nove invasores. Don'os senhores não acham que vocês'estão escondidos atrás de mim há demasiado tempo?! "
- "Caçadores Negros" (2008). Filme muito interessante do ponto de vista da visão moderna da Grande Guerra Patriótica. Um grupo de jovens arqueólogos negros da Rússia moderna cai em 1942 (Hey, don'não pergunte a este filme a precisão do documentário, ele apenas tenta revelar a mudança de paradigma das gerações presentes em relação aos acontecimentos da guerra. Talvez você entenda por que na Rússia ainda honram a memória dos soldados que morreram na época).>"Fortaleza de Guerra" (2010). Junho de 1941. Defesa da fortaleza de Brest - o primeiro posto avançado da União Soviética, que foi atingido pelo ataque aos nazistas. Assim, para a União Soviética começou a Grande Guerra Patriótica. Talvez você entenda, depois de assistir a este filme, por que tal indignação foi causada há alguns anos pela zombaria de uma publicação americana que introduziu um monumento aos defensores da fortaleza de Brest com uma lista de "Os monumentos mais feios do mundo". A propósito. O pessoal da fortaleza de Brest era de facto guardas de fronteira. As tropas fronteiriças na União Soviética pertenciam à NKVD. Veja os soldados REAIS da NKVD (não aqueles que filmam os soldados soviéticos em retirada nos filmes de Hollywood - isto é um completo disparate e propaganda ocidental. Na verdade, as tropas da NKVD sofreram enormes perdas, porque eram muitas vezes militares e estavam mais treinadas - o que significa que foram atiradas para as partes mais difíceis da frente, inclusive para impedir a cobertura dos flancos das principais forças. E lá parte da NKVD, armada com rifles leves, frequentemente lutava com unidades mecanizadas de elite da Wehrmacht e da SS).
Of course - esta é uma lista muito curta de filmes. Mas eu recomendo vivamente vê-los. Veja essa guerra através dos olhos do lado que tem resistido às batalhas mais sangrentas da história.