De qual tanque da Primeira ou Segunda Guerra Mundial gostaste mais?
Se você interpretar a pergunta como "parece o melhor" então eu iria para o último Panzer IV com a armadura lateral, para mim parece que um tanque da Segunda Guerra Mundial deve parecer. Se eu pudesse realmente levar esta pergunta ao limite da plausibilidade, então eu poderia argumentar que havia alguns protótipos Centurion a caminho da frente quando a guerra acabou.A minha resposta apropriada seria o T-34. Quando parecia ser indiscutivelmente o melhor tanque do mundo, com superior poder de fogo, mobilidade e proteção para a maioria de seus contemporâneos. Mais importante, ele foi produzido, e poderia ser produzido, em grande número. Este tanque realmente surpreendeu os alemães, foi um design de qualidade.
O T-34 influenciou e motivou o design do Pantera - um tanque muito melhor, claro, na maioria dos aspectos, mas (e isto é igualmente importante) significativamente mais difícil de construir e manter. Muitos argumentariam que o Pantera era o melhor tanque da guerra, mas o T-34 ainda tinha os seus méritos. Por exemplo, foi necessário menos recursos para construir e foi um design relativamente simples. O design foi refinado e melhorado e as fábricas não tiveram que reequipar completamente para um tanque totalmente diferente.
Muitas pessoas irão naturalmente apontar para o facto de que assim que a Alemanha montou armas adequadas nos seus tanques o T-34 era relativamente vulnerável, mas ainda tinha as vantagens da mobilidade - vias largas para as condições atmosféricas adversas e estradas pobres da União Soviética e era relativamente leve (semelhante ao Panzer IV com cerca de 25 toneladas, significativamente mais leve que o Panther's 44.8 toneladas) e, como mencionado, esse peso também foi melhor distribuído pelas vias largas.
O problema das comparações de tanques é muitas vezes feito com base na luta em pé. Nesta base, os tanques alemães posteriores ganham frequentemente o argumento. Mas para ter essa luta tem de levar o aquário para o campo de batalha - e para o próximo campo de batalha, ou ser capaz de se retirar dele. Além disso, o argumento da luta em pé só é provavelmente válido se for uma comparação do quanto os construtores tiveram de colocar no tanque para que ele fosse feito antes mesmo de chegar ao campo de batalha. Assim não se obtém apenas um T-34 por cada tanque alemão que se obtém muitos, e quando se adicionam os outros factores mencionados, a diferença não é tão grande como poderia aparecer pela primeira vez.
Artigos semelhantes
- Um tanque pesado da Segunda Guerra Mundial pode destruir um MBT moderno?
- Quão diferente e mais mortífera seria a 3ª Guerra Mundial comparada com a 2ª Guerra Mundial?
- Quais são algumas das imagens falsificadas mais populares da Segunda Guerra Mundial?
- Quando inicio sessão na minha segunda conta na Instagram, ela apenas entra na minha primeira conta. Como faço para entrar na minha segunda conta?