O Google tem uma VPN gratuita?
Uma VPN "livre" não vai acontecer. A razão é que as pessoas que prestam este serviço são constantes. Eles vão gastar dinheiro e tempo para mantê-lo funcionando. No mínimo eles precisam pagar por sua conexão de internet, mas definitivamente também o próprio servidor (apenas uma máquina) e a energia que ele consome.
Isso é diferente do software "livre". Nesse caso, um programador poderia tê-lo feito uma vez, e depois, em algum momento posterior, decidir dá-lo. Não lhes custa nada extra não importa quantas pessoas o usem.
Então qualquer publicidade VPN como "livre" significa que eles vão de alguma forma tentar recuperar os seus gastos. Seja através de publicidade, vendendo a sua informação, ou mesmo roubando coisas de si. Por esta razão eu provavelmente evitaria qualquer VPN "gratuita" como a peste.
As pelo que ela dá (assumindo que é um serviço pago sem quaisquer efeitos secundários): Ele fornece um meio para você ter um pipeline criptografado entre você e o servidor deles. É isso mesmo. Nada mais. Você pode usar esse pipeline para então se conectar a outros sites, e esses olhariam para o endereço IP e veriam a localização desse servidor - assumindo que seja você.
Que o pipeline criptografado protegeria a bisbilhotice desses dados ao longo desse pipeline. Isto é, todo o caminho desde a sua máquina até aquele servidor VPN. Mas na sua própria máquina, e além desse servidor, não há proteção extra. Neste caso é uma boa idéia quando você se conecta a algo como um WiFi público - ou seja, para criptografar sua conexão de internet através desse WiFi para que qualquer outra pessoa naquele WiFi só veja coisas criptografadas se eles bisbilhotarem seus dados.
Um outro caso de uso de VPN é quando você tem mais de um computador conectando-se à mesma identidade VPN. Nesse caso eles podem "ver" uns aos outros como se estivessem numa LAN normal, o que significa que qualquer partilha entre eles pode funcionar tal como uma LAN normal e como a VPN encripta todas estas coisas, seria menos perigoso do que fazer essas partilhas directamente sobre uma ligação à Internet. Isto não é tão comum quando você usa um serviço VPN comercial, é muito mais frequentemente visto quando você tem o seu próprio servidor VPN - normalmente para empregados que trabalham remotamente nas máquinas dos seus negócios.
A razão usual para as pessoas pensarem em VPNs é para tentarem esconder as suas identidades. No entanto, VPN não é realmente "óptimo" para isto. Em primeiro lugar, não muda nada que o seu computador esteja a enviar para qualquer site que você abra. Coisas como cookies ainda podem rastreá-lo. Para não mencionar, as suas credenciais de login já o identificaram de qualquer maneira. E qualquer coisa que você digite em uma página está definitivamente sendo definida para onde quer que você tenha se conectado. Também não vai parar malware, vírus, ou qualquer outra forma de coisas "más" de onde quer que vá.
>p>Even então, se alguém realmente quisesse, aquele servidor VPN sabe exactamente quem e onde você está. No mínimo enquanto você está conectado, embora quase sempre haja algum registro em algum dispositivo de hardware de conexões passadas, mesmo depois de você ter se desconectado. Portanto, se eles conseguirem fazer aquela empresa tossir o que quer que tenham, o rasto vai levar directamente através do seu ISP até à sua máquina. Então fazer algo ilegal através de uma VPN não vai impedir a polícia de bater à sua porta.