O que há de tão mau em ter menos ou nenhum filho?
Nada, a nível individual, a menos que sejam os últimos indivíduos na Terra.
A um nível maior, no entanto, vemos pela "Política de Uma Criança" da China para a geração passada ou assim, que quando restrita a apenas uma criança, as famílias abortariam fetos femininos e criariam uma superabundância de crianças do sexo masculino, que agora são adultos sem mulheres para acasalar. Isso leva a violência desnecessária.
Agora, pode-se argumentar que o acima exposto poderia ser evitado por não haver restrições, e, até certo ponto, parece ser esse o caso na Europa e em outros países "ocidentais". Geração sobre geração, nossas taxas de natalidade encolheram e ainda não vimos (ainda) os tipos de problemas que a China tem.
No entanto, existem outros problemas. Lembre-se, eu disse que, individualmente, não é necessariamente um problema. Mas quando uma geração inteira o faz, descobrimos que não temos pessoas para preencher empregos quando pessoas mais velhas se aposentam e morrem. Não temos o mesmo poder de criação: há menos acoplamentos para produzir crianças, então a população diminui. Na Europa, isto acontece há várias gerações - e a guerra não ajudou - e agora há alguns estados que procuram pagar às pessoas para terem filhos, para que não envelheçam literalmente e deixem de existir. Mas como há menos casais reprodutores, eles precisam ter significativamente mais filhos ou aceitar que terão populações menores para as gerações vindouras.
P>População menor=PIB menor. PIB mais baixo = sem poder econômico e militar = sem influência sobre o mundo.
Eu sei que a maioria das pessoas vê as pessoas como recursos relativamente fungíveis, mas nós não somos. À medida que a população declina, a qualidade de vida diminui, porque não há pessoas para prestar serviços. Thanos estava completamente fora da base sobre isso, assim como Thomas Malthus (cujas idéias errôneas inspiraram o furor de "população zero" por 200 anos). Não se trata da quantidade de armas nucleares que se tem. Trata-se de quantas pessoas, e quantas dessas pessoas têm mais pessoas.
Artigos semelhantes
- Quem está disposto a juntar-se a uma encenação de mãe/filho comigo (eu sou o filho)?
- Porque é que o meu WiFi é mau no meu telemóvel mas não em nenhum outro dispositivo?
- Se o açúcar é mau para ti, porque é que o mel também não é mau?
- É mau carregar o seu telefone no modo de avião como se algo de mau tivesse acontecido ao meu telefone?