Se o açúcar é mau para ti, porque é que o mel também não é mau?
Se o açúcar é mau para ti porque é que o mel também não é mau?
Um dos maiores erros que vejo as pessoas cometerem dia após dia no mundo da nutrição é aplicar conselhos gerais como regras para os indivíduos e olhar para as coisas como elas são preto e branco.
Eu escrevi a minha tese de bacharelato na universidade sobre o mel, mas falta-me "educação" sobre o açúcar. Então eu tirei alguns pontos deste artigo: O mel é melhor que o açúcar? Que adoçante devo usar? .
A um nível populacional, reduzir o consumo de açúcar vai melhorar as suas marcas de saúde. Geralmente, a minimização do consumo de açúcar é um bom conselho. Mas só porque algo vai ajudar a maioria das pessoas não significa que seja uma lei da natureza que não possa ser quebrada. E o estudo, que explica que a redução do açúcar vai melhorar as marcas de saúde, foi feito em indivíduos com excesso de peso e obesos. E todas essas marcas de saúde melhoraram devido à sua perda de peso e não devido a comer menos açúcar. Se eles tivessem comido açúcar e cortado em carboidratos complexos, eles ainda perderiam peso, e suas marcas de saúde melhorariam.
Isso chocará a maioria de vocês, mas não existe nenhuma evidência de que o açúcar seja ruim para seres humanos saudáveis. A um nível individual, o açúcar não é necessariamente prejudicial ou maléfico em si. Ele pode até, nas circunstâncias certas, ser saudável. O problema é com o consumo excessivo de calorias, não com o açúcar em si.
O insalubridade de uma dieta rica em açúcar parece ser o custo de uma oportunidade ao consumirmos muitos tratamentos açucarados, comemos menos os nutrientes de que precisamos para sobreviver e prosperar - e um de ganho de peso excessivo através de um excesso calórico.
Então, para finalmente responder à sua pergunta, o açúcar é terrível, e o mel está certo aos olhos da maioria das pessoas[1] . Não porque seja verdade, mas porque lhes foi dito pelas suas mães, avós, etc. Todo mundo "sabe" disso, mas falta educação em nutrição. Você pode' não diga que açúcar é ruim e mel não é! Não é assim tão simples!
Let's exploram a ideia de que o açúcar é o diabo... Pessoas que pensam que podem perder peso se apenas o açúcar cortado das suas dietas. Inevitavelmente estas pessoas acabam por comer em excesso em outras fontes alimentares - muitas vezes alternativas "saudáveis", com picos de mel - porque enquanto eliminaram o açúcar das suas dietas, as mesmas causas comportamentais e psicológicas que as tornaram vulneráveis ao excesso de açúcar ainda existem.
Believe me or not, but I got to the best shape of my life while eating pancakes with syrup every night before sleep. Não estou dizendo que fui retalhado devido a comer panquecas à noite, mas se você contar suas macros e acertar seus números, você deve (também conhecido como se você estivesse com déficit calórico, com proteínas, carboidratos e gorduras suficientes). Você vai perder peso!
Suga igual a Obesidade é muito simplista de uma idéia. Portanto, se o açúcar não é inerentemente insalubre nem engorda inerentemente, porque é que ainda vemos que não é saudável?
Muitas pessoas pensam, por exemplo, que uma salada como esta é saudável. E não importa que, neste caso, seja uma salada do Mc Donalds. Pelo menos nesta salada, não há molho e nem azeite. E já tem 28 gramas de gordura, 27 gramas de hidratos de carbono e 33 gramas de proteína, o que equivale a 480 calorias. Eu posso bater macros similares ou até melhores com um hambúrguer feito em casa, que a maioria das pessoas pensa como comida não saudável. E para aqueles que vão dizer que esta é uma salada do Mc Donalds, mas se a comprasse num restaurante "real" que seria saudável. Sabe quanto óleo e molhos eles põem nestas saladas? E que estão a fazer o frango com óleo ou que estão a fritá-lo? Estas saladas são bombas calóricas, que também contêm açúcares e gordura saturada, e as pessoas ainda as consideram saudáveis...
Consideramo-las pouco saudáveis, não por causa do seu conteúdo nutricional, mas por causa da insalubridade com que as associamos. Sentimos paus de culpa ao comprar chocolate, não porque o chocolate seja prejudicial, mas por causa das dietas e das pessoas que se correlacionam com o consumo do mesmo.
Também não há nada de intrinsecamente bom ou saudável no mel. É apenas a merda cara das abelhas que não são usadas como adoçante nos alimentos que pensamos que a maioria das pessoas com excesso de peso come e por isso carece do estigma que flutua em torno do açúcar.
A verdade é que a grande maioria dos alimentos não são pouco saudáveis ou insalubres. Eles não podem ser bons ou maus porque são apenas pedaços isolados. Sozinhos, não nos dizem nada sobre a saúde do indivíduo que os come.
A um nível populacional, dizem. Diets with lots of sugar tend to be unhealthier when we look at significant amounts of people.
And this is were most people erroneously jump the gun, that doesn’t mean sugar is terrible.
It can be both excellent and neutral to personal health as well. To give the most boring answer possible: it all depends, on the diet as a whole and the individual in question.
And biologically speaking sugar is pretty much the same as honey.
What is good about Honey
- minerals
- antioxidants
- lower GI
- contains fat & protein
What is bad about Honey
- It is easier to over-consume it than raw sugar. And most people think that they can't gain weight from eating or consuming honey.
Footnotes
[1] Is Honey Better Than Sugar? Which Sweetener Should I Use?