Que empresas de telecomunicações serão beneficiadas com o lançamento do 5G?
Uma empresa que faça infra-estrutura 5G ou equipamento de usuário final, qualquer operadora que compre esse equipamento, e qualquer empresa com um estojo de uso para 5G (projetos de IoT, chat de vídeo de alta fidelidade onipresente, VR multiusuário móvel, o que você puder sonhar). Mas isso é só a superfície, é preciso uma quantidade enorme de outros produtos para fazer isso acontecer, especialmente nos datacenters das operadoras.
Empresas como Huawei, Nokia, Cisco, Ericsson e mais estão todas muito entusiasmadas para vender equipamentos 5G. Mas é fácil esquecer que '5G' não se trata apenas de rádios e telefones - há uma tonelada de dinheiro sendo feito nas redes (pense em fibra ótica, backhaul de microondas, etc.) que conectam essas torres, e os servidores que o habilitam. Espero ver empresas vendendo servidores, aquelas com novos conceitos de SDN, orquestração VM, e empresas vendendo outros produtos de datacenter, IP, ou serviços fazendo fortunas arrumadas com a revolução 5G. Por quê? - Porque eles já estão fazendo fortunas silenciosamente enquanto os operadores preparam seus datacenters para redes 5G, e o ritmo aumentará em alguns casos à medida que a implantação avançar.
Todos da Intel e AMD para VMware, para HP e Dell, Redhat e Google estarão muito animados para os testes 5G, e a expansão das redes 5G. Aposto que veremos mais startups de software 5G relacionados à infra-estrutura - nomes dos quais nunca ouvimos falar (e talvez nunca vamos ouvir) - fazendo fortunas também.
Estarei nas mais vagas periferias de "5G" - e vejo uma excitação significativa em torno da virtualização de equipamentos de rede - gateways de rádio 3G e 4G de propósito de milhões de dólares estão procurando ser substituídos (e alguns já têm com 4G) por appliances virtualizados que são mais flexíveis e escaláveis. Nesses datacenters de super alta tecnologia, milhões de dólares de hardware atendem a dezenas de milhões de dólares de software e esforço de engenharia para oferecer a capacidade mágica dos datacenters 5G de criar máquinas virtuais e containers sob demanda para atender às necessidades da rede sem a intervenção humana. Também importante, estes dispositivos virtualizados têm que ser interconectados, monitorados, seguros - novamente de forma dinâmica e sem intervenção humana. Há uma tonelada de magia de software no topo destas redes que também vai fazer muito dinheiro.
Artigos semelhantes
- Os serviços prestados por empresas de cabo como a Comcast e empresas de telecomunicações como a ATT sobrepõem-se significativamente?
- Porque é que as empresas de telecomunicações permitem que as identificações de chamadas sejam falsificadas?
- Recarga móvel: Como as empresas de telecomunicações geram códigos para as recargas?
- Que operador de telecomunicações dá uma validade pré-paga vitalícia em um celular?