Porque é necessária uma factura?
Em termos básicos, uma factura é uma factura enviada aos seus clientes depois de completar um trabalho ou visita. A factura estabelece que serviços você ou a sua empresa prestaram, quanto é devido e quando, e como o seu cliente pode pagar.
Por razões legais, uma factura cria uma conta a receber. Esta é uma reclamação de pagamento por serviços prestados ou mercadorias, desde que seja legalmente exigível. Uma factura é um aviso de uma obrigação de pagamento e um registo da sua compra. Uma facturação adequada ajuda-o a proteger o fluxo de caixa do seu negócio, manter bons registos e cumprir as suas obrigações fiscais.
A geração e envio de facturas pode ser um processo moroso. Mesmo assim, não é um processo que deva ser ignorado ou ignorado. Uma factura devidamente concebida ajuda uma empresa a ser paga e proporciona protecção legal a ambas as partes. Se alguma vez for auditado pela Receita Federal, o seu sistema de facturação pode substanciar o rendimento declarado.
Uma factura inclui o nome e informação de contacto do comprador e do vendedor, uma descrição dos serviços ou bens prestados, o custo por item e o montante total devido. As facturas normalmente também incluem uma data de vencimento do pagamento, um número de factura e um método de pagamento preferido.
Facturas ajudam a estabelecer os direitos legais, pois podem ser usadas como prova de que os produtos e serviços são entregues e estabelecem o direito de pagamento de uma empresa. No caso de um cliente não pagar, uma empresa pode usar contatos e faturas para demonstrar legalmente a um tribunal que é dono do pagamento. Da mesma forma, a empresa pode manter cópias de faturas e valores pagos a empreiteiros e fornecedores para estabelecer que completou sua obrigação contratual de pagamento.
Fora das implicações legais de uma fatura, o envio de faturas de forma organizada e oportuna aumenta suas chances de ser pago prontamente por um trabalho bem feito e garante que seu negócio mantenha um fluxo de caixa saudável. É tão básico quanto seu cliente ter um registro em papel de quanto ele lhe deve.
Existem diferentes tipos de faturas e garantir que você saiba qual delas usar é vital. Se o seu negócio é:
>ul><Registrado para o imposto sobre bens e serviços (GST) - você deve fornecer notas fiscais.<Não registrado no GST - use notas fiscais normaisSe o seu negócio está registrado no GST, uma nota fiscal mostra que o GST foi incluído no preço de alguns ou todos os bens e serviços que você vendeu.
Se o seu cliente solicitar uma factura fiscal e não estiver registado para o IPS, a sua factura deve mostrar que não há IPS incluído no preço.
Por lei, precisa de manter registos comerciais durante pelo menos 5 anos. Se você mantém registros impressos ou eletrônicos é com você.
Você precisa manter todas as faturas de rendimentos que você recebeu e pagamentos que você fez a outros. Isto irá ajudá-lo a preparar a sua declaração de actividade empresarial (BAS), declarações de imposto de renda e outras obrigações fiscais.
Artigos semelhantes
- Como é que o Google sabe o montante da factura do meu extracto de cartão de crédito?
- É necessária uma placa gráfica se você tiver muita memória RAM?
- Quanta energia é necessária para destruir uma galáxia?
- Quanta java é necessária para desenvolver aplicações para andróide? Onde eu começo a desenvolver se eu tiver uma idéia em mente?