Quanta energia é necessária para destruir uma galáxia?
Vamos começar pequeno, antes de embarcar neste ambicioso projecto. Vamos imaginar o que está envolvido na destruição de um asteróide (que poderíamos muito bem contemplar, por exemplo, se descobríssemos que ele estava em rota de colisão para o nosso planeta).O problema é que, qualquer coisa que você lance para ele, talvez com uma cabeça explosiva quando ele impacta, vai simplesmente empurrar todas as partes componentes (rochas e cascalho, mais cargas de pedaços gasosos) em torno de um pedaço, e então eles vão colapsar novamente sob sua própria gravidade mútua, para formar um objeto com a mesma massa e velocidade que o original. OK, ele agora será configurado de forma diferente, e não será exatamente o mesmo asteróide de antes, mas ainda assim sentirá o mesmo quando eventualmente impactar nosso planeta.
Então, o problema é o mesmo com bombardear uma galáxia. Sua explosão massiva, com sua onda de choque irradiando para cobrir toda a galáxia, irá embaralhar os componentes em torno de um pouco, mas eles irão rapidamente cair de volta para ser uma galáxia de aparência ligeiramente diferente da original.
Então, eu suponho que o inverso pode ser o que você poderia estar querendo fazer: detonar sua carga ao redor do exterior de uma galáxia, e deixar a onda de choque em curso causar a implosão de toda a galáxia em direção ao seu buraco negro central. Qualquer habitante dessa galáxia, no entanto, poderá reparar que está a construir aquela concha esférica à sua volta, e com tecnologia semelhante à sua, tome medidas para a combater.