Quanta energia é necessária para uma cremação humana?
Um corpo humano normalmente contém um valor calórico negativo, o que significa que é necessária energia para incinerá-lo. Isto é um resultado do alto teor de água; toda a água deve ser vaporizada, o que requer uma grande quantidade de energia térmica.
Um corpo de 68 kg (150 lbs) que contenha 65% de água necessitará de 100 MJ de energia térmica antes de ocorrer qualquer combustão. 100 MJ é aproximadamente equivalente a 32 m3 (105 pés3) de gás natural, ou 3 litros de óleo combustível (0.8 US galões). Energia adicional é necessária para compensar a capacidade térmica ("pré-aquecimento") do forno, combustível queimado para controle de emissões e perdas de calor através do isolamento e nos gases de combustão.
Como resultado, os cremadores são mais frequentemente aquecidos por queimadores alimentados por gás natural. GPL (propano/butano) ou óleo combustível podem ser utilizados onde o gás natural não está disponível. Estes queimadores podem variar entre 150 kW (0,5 MMBTU/h) e mais de 400 kW (1,5 MMBTU/h).
Cremadores aquecidos por electricidade também existem na Índia, onde os elementos de aquecimento eléctrico provocam cremação sem a aplicação directa da chama no corpo.
Se forem utilizados fornos eléctricos - entre 0,13 e 0,18 megajoules para cada corpo. Ou cerca de 100kg de madeira por corpo.
ver wikipedia para informações mais detalhadas.