É verdade que os agentes da polícia podem digitalizar o seu telefone e encontrar fotos e mensagens apagadas?
Eu escrevo software forense e vendo-o ao governo e às autoridades.
Os telefones celulares utilizam uma técnica de sistema de arquivos otimizada para memória flash. Ele não se presta a recuperar arquivos excluídos, de forma alguma. Quando um arquivo é excluído, os blocos na memória flash são adicionados a uma lista livre, mas na parte de trás para não serem reutilizados imediatamente, espalhando o desgaste por toda a quantidade de memória disponível.
Simples, você acha. Isso significa que as informações apagadas não serão sobrescritas por muito tempo.
Simples, mas a identidade de um arquivo não é mantida. Os blocos individuais não são necessariamente adicionados à lista livre em ordem particular. Isto significa que os dados estão lá, mas em blocos discretos e cabe aos examinados, geralmente à mão, remontá-los em algo que faça sentido.
Se você tiver uma mensagem de texto realmente importante que esteja totalmente contida em um único bloco, não é um problema encontrá-la. Se estiver à procura de um contacto eliminado num único bloco, mais uma vez não há problema.
Agora, se tiver uma imagem JPEG que ocupa 1000 blocos, é quase impossível encontrar e organizar esses blocos de volta numa imagem JPEG utilizável.
Sim, existem ferramentas que tentam fazê-lo. Mas na maioria das vezes, um arquivo deletado que ocupa mais do que alguns blocos não vai ser colocado de volta.
Artigos semelhantes
- As mensagens apagadas do Facebook podem ser recuperadas de um telefone durante um despejo de dados da polícia?
- As fotos apagadas do meu telefone são realmente apagadas?
- Os agentes da polícia podem ouvir o rádio enquanto estão em patrulha?
- A polícia pode recuperar as mensagens de texto apagadas do iPhone?