Tocar no volume máximo danifica os alto-falantes?
No sentido mais geral, se você não ouvir nenhuma distorção, então você está bem. A distorção pode vir do recorte do altifalante (excedeu os seus limites mecânicos), ou de um recorte do amplificador (não pode continuar a aumentar a sua saída, quando o sinal de entrada aumentou, resultando em saturação).
O perigo de distorcer os seus componentes em excesso é que os altifalantes são motores electromecânicos, e eles precisam de ser capazes de responder aos sinais de entrada movendo-se (excursão), o que cria som. Ao enviar um sinal amplificado para um alto-falante, você está enviando energia elétrica, que também produz calor. Se um alto-falante não pode fazer duas coisas - converter o sinal em som e dissipar o calor desperdiçado, o calor fica na bobina de voz, e com o tempo isso pode danificar o alto-falante. A bobina de voz de um alto-falante vai suportar algum calor, independentemente disso, mas tocar um alto-falante em volumes maiores por períodos longos pode danificar seus alto-falantes muito mais rapidamente do que volumes moderados por períodos de tempo mais curtos. Um conjunto decente de alto-falantes deve ser capaz de durar décadas, geralmente sobrevivendo a qualquer outro equipamento eletrônico que você tenha. Os alto-falantes Bluetooth são um pouco diferentes porque você tem não só o rádio Bluetooth, mas também o amplificador e o conjunto de alto-falantes, de modo que eles podem não durar tanto tempo.
Como para os amplificadores, um alto-falante Bluetooth típico construído em amplificador não vai colocar mais do que alguns (um único dígito) watts, e os pequenos alto-falantes não vão colocar muita carga no amplificador, então o calor provavelmente não seria sua maior preocupação a menos que seu alto-falante esteja tocando um volume alto lá fora no sol assando durante horas de cada vez, dia após dia.
Seu maior problema seria se o alto-falante Bluetooth fosse capaz de conduzir seus alto-falantes ao ponto de distorção. Seu telefone, tablet ou computador não será capaz de enviar um sinal forte o suficiente para o amplificador do alto-falante, mas há sempre a chance de sua música ter graves demais, ou foi gravada com distorção para começar, e isso pode danificar seus alto-falantes. Altifalantes pequenos como o seu tendem a ter filtros altos baixos, sejam eles electrónicos ou passivos, o que irá diminuir a quantidade de graves de baixa frequência com que os altifalantes têm de lidar. A filtragem de muitos graves que os alto-falantes não conseguem produzir eficientemente (se é que conseguem) melhora muito a expectativa de vida e a qualidade de som da sua música. Dito isto, não pode contabilizar a música que foi gravada com graves distorcidos - recomendo que se mantenha afastado dela. Exemplos em que consigo pensar são "Miles Away" e "Voices" no álbum Madonna's Hard Candy. O baixo parece terrível, e deve ser bastante óbvio em alguns segundos que há distorção que foi incorporada nas músicas, por qualquer razão.
Então para o seu alto-falante, desde que você não esteja ouvindo nenhuma distorção, e você não esteja tocando em volumes altos por períodos longos enquanto sob a luz solar direta muito quente, você deve estar bem.
Artigos semelhantes
- É melhor ter o seu volume estéreo até ao topo, ou o volume do seu telefone Bluetooth até ao topo, ou uma divisão 50/50?
- O que acontece aos meus ouvidos quando ouço os meus auscultadores/auscultadores no volume máximo?
- Ao usar fones de ouvido com condução óssea, outras pessoas podem ouvir a música se o volume estiver alto?
- Como tornar o volume do meu portátil mais alto sem o Equalizador de Baixo Consumo
- Você pode mudar o volume do som que um alto-falante Bluetooth faz quando ele liga/desliga?