Como enfrentar as desvantagens de rodar Linux em um laptop
Comprei um laptop Lenovo 15.6″ com a intenção de rodar Windows nele. A coisa se parece muito com o meu MacBook Pro 2014 15″, fisicamente. É mais ou menos o mesmo. Tem ecrã táctil e um ecrã de 4K, o que é um pouco mais de resolução que o MacBook Pro.
I instalei o Kubuntu nele, para um duplo arranque. Os kernels 4.13 e abaixo não reconheceram o trackpad, e a única outra coisa que não funcionou é o leitor de impressões digitais. Tudo o resto funcionava perfeitamente.
Fixar o trackpad envolvia um patch de uma linha para as fontes do kernel e eu fiz isso e o trackpad agora também funciona perfeitamente. Eu me envolvi em ter a correção de uma linha adicionada ao kernel, e ele foi adicionado ao 4.14 e além de.
Esta é uma experiência de hardware de ponta, no que diz respeito ao Linux, e tudo simplesmente funcionou.
Executar o desktop do KDE no Lenovo é uma experiência maravilhosa para o usuário. Eu classifico-a apenas ligeiramente menos do que o MacOS. Minhas lêndeas estão na linha dos gestos do MacOS são superiores, mesmo os aplicativos triviais de terceiros para MacOS funcionam muito melhor, etc. No geral, porém, ainda é uma experiência similar.
Como um aparte, o laptop é na verdade um substituto para um que eu consegui que desenvolveu uma linha preta grossa através da tela. Trouxe-o de volta à Best Buy, onde o comprei, e eles me deram um novo.
Tinha atualizado o Windows para Pro, pagando $99 no site da Microsoft WWW. Eu queria fazer o meu upgrade no laptop substituto. Acabei passando 2 horas com o suporte da Microsoft antes que alguém finalmente me conseguisse uma chave de ativação. Eu tinha o recibo, e toda a documentação que eu precisava para provar que tinha pago pelo upgrade. Eles me colocaram em espera por muitos minutos e me passaram de uma pessoa para outra. Todos eles queriam o Remote Desktop na minha máquina, o que eu achei grosseiro. Eu posso digitar a chave de ativação, ou colar de e-mail eu mesmo muito bem, obrigado.
A minha experiência com Windows na coisa foi muitas telas azuis enquanto atualizava o Windows, instalando atualizações. Essa foi a primeira vez que eu o liguei e inicializei no Windows. O próprio Windows 10 funciona bem, mas ainda é Windows. Não é um fã. Eles continuam colocando batom no porco ao invés de consertar os terríveis internos do SO (o sistema de arquivos NTFS, por exemplo, é algo que eu não gosto de nenhum fim).
Não inicializo no Windows na máquina há meses. Isso diz muito sobre como o Linux funciona bem no laptop.
Artigos semelhantes
- O Chrome OS é realmente baseado no kernel do Linux? Se sim, por que ele não pode rodar programas Linux?
- Qual é o melhor comprimido para rodar o Ubuntu? Qualquer um pode rodar a versão completa do Ubuntu?
- Como rodar aplicações Windows em Linux
- Como o Linux reconhece qual arquivo executável rodar primeiro se há mais de um?