Porque é que a Netflix está a aumentar os preços?
O objectivo declarado da Netflix&apos para aumentar os preços é permitir-lhes adquirir conteúdo adicional e melhorar a sua oferta de streaming. Isto faz parte, mas a verdadeira razão pela qual a Netflix está a aumentar os preços é para testar as águas de um aumento de preços pela primeira vez desde o desastre do Quikster em 2011.Em Julho de 2011, a Netflix anunciou um aumento de preços para os seus clientes de DVD+Streaming de $9,99 por mês para $15,98 por mês, faturando os serviços separadamente por $7,99 cada um. Apenas dois meses mais tarde, a Netflix anunciou que iria dividir o seu segmento de DVDs, rebrandingando-o como Quikster, e correndo os dois negócios separadamente através de websites diferentes. Houve um retrocesso imediato e forte entre os clientes que se opunham veementemente a essas mudanças, a Netflix começou a experimentar um crescimento negativo pela primeira vez, e a empresa viu suas ações caírem de uma alta de $295 em julho para uma baixa de $63 em setembro.
Netflix passou a maior parte de 2012 com o preço de suas ações oscilando entre $50 e $100, embora eles tenham começado a aumentar sua base de assinantes novamente, adicionando 5,5 milhões de streaming doméstico e 4,2 milhões de assinantes de streaming internacional(1). 2013 provou ser um ano de banner para a Netflix, marcando o lançamento da série original aclamada pela crítica House of Cards, direitos exclusivos para a quarta temporada de desenvolvimento preso favorito dos fãs, e o desenvolvimento mais amplo das ofertas de programação original da Netflix&apos. O conteúdo original era caro de produzir, mas a resposta dos membros foi muito entusiástica, e a Netflix viu um crescimento de assinantes de 6,2 milhões no segmento de streaming doméstico e 4,8 milhões no segmento de streaming internacional em 2013, com o preço de suas ações ultrapassando os máximos de 2011 e atingindo $375 em dezembro.
Entando em 2014, a Netflix provou sua capacidade de aumentar o número de assinantes, mas os custos para adquirir conteúdo e produzir conteúdo original também tinham aumentado, e os números de lucro ainda não tinham atingido seus máximos de 2011. Ao longo de todo o seu crescimento nos últimos dois anos, a Netflix tinha mantido os preços baixos, aumentando a lealdade dos membros e procurando evitar um backlash semelhante ao de 2011.
Anunciar um aumento de preços que afecta apenas os novos clientes permite à Netflix aumentar modestamente as receitas(2), assegurando ao mesmo tempo que não alienam os seus actuais assinantes, alguns dos quais podem ainda ser sensíveis após os acontecimentos de 2011. Isto permite aos clientes existentes 2 anos para se habituarem à ideia de um serviço mais caro antes de verem um aumento de preços, o que terá um impacto muito maior nos resultados da Netflix&apos(3). Finalmente, e o mais importante, isso os prepara para aumentos periódicos de tarifas que lhes permitirão aumentar substancialmente as receitas no futuro, permitindo-lhes trazer conteúdo adicional aos usuários. Cada vez mais, os clientes estão se voltando para a Internet para atender suas necessidades de entretenimento, e as empresas de cabo têm sido lentas em responder. A Netflix está preparada para captar a maior parte deste mercado em crescimento. Sem aumentos de preços, pode ser difícil para a Netflix escalar proporcionalmente a sua biblioteca de conteúdos. O aumento dos preços agora dará aos assinantes tempo para se sentirem confortáveis com o novo modelo de aumentos periódicos de preços. Mesmo que a Netflix aumente substancialmente seus preços, eles ainda cobram uma fração do custo do cabo. Eles esperam - e provavelmente estão corretos - que seus assinantes não sejam muito sensíveis a esses aumentos de preço uma vez que o precedente tenha sido estabelecido.
(1) Estes e outros números de assinantes provenientes da Netflix 10-K e 10-Q arquivados em sua página de relações com investidores: Netflix : Arquivos SEC
(2) Assumindo novos assinantes nos níveis de 2013, (6,2MM + 4,8MM)*($1) = $11 milhões em receitas incrementais
(3) Assumindo que o aumento de preço de $1 se mantém e usando números de assinantes de final de ano 2013, (31,7MM domésticos + 9,7MM internacionais)*($1) = $41,4MM em receitas incrementais
Artigos semelhantes
- Porque é que a Mi está a aumentar os preços dos telemóveis na Índia?
- Quais são algumas boas ferramentas para monitoramento de preços, alertas e padrões de preços de varejo?
- Como aumentar o volume de gravação do meu microfone sem aumentar o ruído estático
- Qual a estratégia de preços utilizada pela Netflix?