Quão pequena pode ser uma câmara de espionagem?
Dê uma olhada na câmera na frente do seu smartphone - isso é o quão pequena elas podem ser.
O que tende a ser maior - e mais difícil de esconder - é a fonte de alimentação e o equipamento transmissor.
Uma câmera geralmente requer baixa voltagem DC - que pode vir de uma bateria (que tem uma vida útil finita) ou de um transformador de energia elétrica retificado. Assim, a sua "instalação espiã" precisa de incluir conectividade a uma fonte de alimentação permanente.
Então você precisa ser capaz de transmitir e visualizar remotamente a sua "instalação espiã"...
Você pode usar um sistema de rádio de curto alcance que pode ser monitorizado de perto ou retransmitido para um centro de monitorização - mas ao duplicar o seu equipamento, você está multiplicando a possibilidade de detecção.
Se houver uma rede wifi local conectada à internet - você pode possivelmente passar para o lado de trás ou pode passar para uma rede com fio rígido. O lado negativo disso é que é facilmente detectável usando um sniffer de rede.
Outra alternativa é obter um transmissor de dados móvel 4G - mas você estará pagando por taxas de transmissão de dados para um Provedor de Serviços. Claro que se você for uma Agência de Aplicação da Lei ou de Inteligência - esse custo não importa.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Quão pequena pode ser uma galáxia?
- Que câmara te faz parecer como realmente és em pessoa, uma câmara frontal ou uma câmara traseira?
- É possível conceber um bloqueador que possa impedir a gravação de uma câmara (câmara espiã, câmara de CCTV, etc.)?