O que acontece se você usar um condensador maior do que o recomendado?
Depende de como você define maior.
Primeiro: Se você está falando de capacitância, em alguns circuitos o valor precisa ser muito específico. Eles definem o ganho, ou uma resposta de frequência. Uma mudança no valor mudará o desempenho.
<- Outros tempos (uma simples tampa de desvio) se não tiver muito efeito (embora eu ainda verificaria o desempenho antes de fazer uma mudança formal
- Se em um simples filtro de saída de fonte de alimentação, você pode ter um desempenho melhor. Mas novamente, se você ficar louco, pode haver conseqüências não intencionais (mais corrente de partida inicial quando ligado pela primeira vez).
Segundo: Se você estiver falando sobre classificação de voltagem, então você tem muito mais margem de manobra. Substituindo um condensador de 50 volts por um de 100 volts, não vai alterar o desempenho do circuito, pois ainda vê o valor da capacitância (aqui estou assumindo que não estamos alterando nenhum outro parâmetro).
- A única preocupação agora é mecânica. Capacitores, sendo todos os outros iguais, serão maiores se a tensão nominal aumentar.
- se um componente independente, como uma tampa de partida do Ar Condicionado, batendo para cima a tensão nominal não vai prejudicar nada, desde que você ainda possa montá-lo.
- O mesmo é mais ou menos verdade com peças com "furo passante" de chumbo. Em uma placa de circuito impresso ainda pode caber, embora possa ser constrangedor montar uma peça maior. Fiação ponto-a-ponto é muito mais tolerante.
- se o seu SMT, e a voltagem o levar ao próximo tamanho, então essa má notícia para colocar em uma placa. Passar de um 0803 para um 1206 vai ser um problema.