Os Alertas AMBER nos telemóveis ajudaram a encontrar alguma criança desaparecida?
Em 22 de fevereiro de 2015, uma menina de 6 anos chamada Kloe Rose Donohoo desapareceu à noite em Corpus Christi (uma cidade no Texas) junto com a van da família e um "conhecido masculino" que estava hospedado com sua família. O homem tinha-a raptado e era suspeito de se dirigir para a fronteira mexicana.
A sua família notificou a polícia assim que descobriram que ela e o seu conhecido tinham desaparecido, e foi tomada a decisão de enviar um alerta de emergência sem fios (WEA). O Alerta de Emergência Sem Fio (WEA Amber Alert) continha informações de identificação essenciais sobre as aparências físicas da vítima e do sequestrador, suas roupas, e o modelo e marca do veículo roubado.
12 horas depois, por volta do meio-dia do dia seguinte, um funcionário de uma estação de serviço reconheceu um veículo que estava sendo abastecido por alguma gasolina com a placa 6BZXV - exatamente a mesma que foi especificada como a mensagem pop-up em seu telefone. Ele se aproximou do homem e perguntou-lhe sobre o menino de 6 anos na traseira do carro, ao que ele respondeu que ele era o pai. O homem também correspondeu à descrição de Austin Edward Callin, o suspeito de sequestro que tinha uma deficiência mental e era analfabeto.
O funcionário passou esta informação para a polícia estadual, que concentrou seus esforços de busca na área ao redor do posto de gasolina. Às 12:30h, um policial estadual da I-10 encontrou um veículo correspondente à descrição e o mandou parar, recuperando a criança em segurança e levando o suspeito sob custódia sem mais incidentes.
Alertas AMBER sem fio levaram a 40 histórias de sucesso e contagem, esta inclusive. No final, acontece que o pequeno burburinho pode realmente fazer muito, eh?
Editar/a lil' um pouco mais de informação: O sistema de alerta de emergência sem fios também soa para outras emergências, como o recente (e falso) alerta de mísseis balísticos para o Havaí. Você provavelmente sabe o que parece se você é americano e tem um celular, mas se não, aqui está o que parece.