Como podemos saber a idade de um peixe?
Há várias maneiras de os cientistas determinarem a idade de um peixe. O método utilizado depende do tipo de peixe e do ambiente em que vive.Se o peixe vive num ambiente em que experimenta estações do ano distintas, como a estação fria a quente ou a estação seca a húmida, o peixe também experimentará estações de baixa alimentação e alta disponibilidade alimentar. Isto fará com que os peixes tenham diferenças na nutrição e, mais importante, diferenças no crescimento. Os peixes com escamas planas (escamas ctenóides) podem ter uma ou duas escamas removidas e o cientista pode contar os anéis de crescimento, tal como você pode contar os anéis de crescimento de uma árvore. Dependendo do peixe e da sua idade, este método pode fazê-lo dentro de apenas alguns anos da idade real para um peixe entre 5 e 20 anos.
Para peixes como os tubarões que não têm escamas com anéis de crescimento ou para peixes que vivem em locais onde o ambiente é essencialmente constante, os cientistas normalmente apanham um número de peixes de uma coorte de idades quando são muito jovens e dentro de uma pequena gama de idades, depois marcam-nos. Depois regressam regularmente à área, recapturam os peixes e esperam continuar a apanhar peixes com as marcas. Desta forma, os cientistas podem ter uma ideia da estrutura etária da população ao longo de décadas e também determinar a vida aproximada de uma espécie.
alguns peixes mudam de cor ou padrões de cor com a idade. Embora possa ser difícil determinar a idade real de um peixe velho de uma dessas espécies, a idade dos jovens antes da mudança total de cor pode ser determinada com bastante precisão. Se estes são peixes que vivem num ambiente constante, os cientistas podem traçar a taxa de crescimento das espécies desde os mais novos até aos mais velhos dos peixes marcados e depois estimar a idade por tamanho nesse ambiente.
Muitos peixes têm espinhas nos bolsos nos seus ouvidos internos que ajudam os peixes a determinar a sua orientação na água. Estas espinhas esféricas rolam no bolso interior do crânio da orelha enquanto os peixes rolam, inclinam-se, ou mudam qualquer ângulo do seu corpo enquanto nadam. Estas espinhas crescem juntamente com os peixes e tendem a exibir anéis de acreção para cada ano ou cada estação principal (dependendo do tipo de peixe). Os cientistas por vezes retiram essas espinhas dos peixes que foram apanhados comercialmente, cortam cuidadosamente a espinha esférica e depois contam os anéis de crescimento como se conta os anéis de uma árvore. Desta forma, podem determinar a idade de um peixe.... mesmo que esteja morto; mas depois podem usar outros dados que recolhem, como comprimento, perímetro, tamanho dos olhos, etc., para que possam saber a idade de um peixe no futuro sem matar o peixe para obter a espinha da orelha (conhecida como otólito).