Na mitologia egípcia antiga existem monstros ou deuses serpentinos semelhantes a dragões?
Há tanto um monstro serpentino parecido com um dragão como não um, mas dois deuses com cabeça de cobra na religião egípcia.O monstro serpentino parecido com um dragão é o Apep (também chamado Apophis). Apep é a serpente do caos; ele é essencialmente o Satanás da religião egípcia. Como o antagonista primário do panteão egípcio, ele carrega o caos Isfet-primordial, assim como as trevas, o fogo e a morte, e é a antítese de Ma'a-que é ordem, luz e verdade. Apep geralmente é retratada como uma cobra gigantesca semelhante a uma pitão. Ele também é às vezes retratado como um dragão serpentino ou uma serpente gigante com cabeça de crocodilo.
Apep e Ra
Apep (extrema direita) sendo derrotada por Set (centro) e Ra (figura sentada) no navio de Ra
Apep era o inimigo mortal do deus sol Ra (o deus com cabeça de falcão) que era o portador de Ma'at. Ra era dono de uma balsa que puxava o sol através do céu. Todas as noites, Ra entrava e atravessava o Duat (o submundo) em seu navio. No final da noite, Apep enfrentava Ra, e tentava impedir que o sol nascesse. Com a ajuda de alguns dos seus companheiros deuses, incluindo Set, Bastet, Sekhmet e Sobek, Ra enfrentaria Apep, e morreria derrotando a grande serpente. O deus Khepri então ressuscitaria Ra, e ao retornar à vida, ele então puxaria o sol para fora do submundo, e continuaria a puxá-lo através do céu, apenas para ele lutar contra Apep na noite seguinte, e na seguinte, e na seguinte, até o fim dos tempos. Este mito estava entre os mais centrais e cruciais de toda a religião egípcia.
Os outros seres serpentes da mitologia egípcia eram muito mais benevolentes do que o ápice satânico. E ao contrário do Apep, ambos os outros seres serpentes eram deuses reais (Apep não é um deus; ele é semelhante a um titã na mitologia grega). E enquanto Apep é uma serpente parecida com uma pitão, os outros dois deuses serpentes são ambos cobras.
O primeiro deus cobra é Wadjet. Ela é normalmente representada como uma cobra adornada na coroa do Baixo Egipto (a.k.a. Norte do Egipto), da qual ela era a deusa padroeira. Wadjet é frequentemente representada com sua companheira Nekhbet, a deusa abutre cabeça e deus padroeiro do Alto (sul) Egito. Juntos eles se sentam no topo da coroa do Faraó num adorno chamado Uraeus.
O Uraeus, representado por Nekhbet (o abutre) e Wadjet (a cobra), adornado no topo de um Némes, simbolizando a regra do Faraó sobre o alto e baixo Egito
Nekhbet (abutre) e Wadjet (cobra)
Nekhbet (abutre) adornado na coroa branca do Alto Egito e Wadjet (cobra) adornado na coroa vermelha do Baixo Egito
A última das figuras parecidas com cobras na religião egípcia era a deusa Meretseger. Meretseger, como Wadjet, foi retratado como uma cobra, mas ao contrário de Wadjet, Meretseger é geralmente retratado como uma mulher humana com a cabeça de uma cobra. Para separá-la ainda mais da Wadjet, Meretseger era uma deusa menor na religião egípcia. Ela era um dos muitos deuses patronos da cidade de Tebas, especificamente afiliada à Necrópole Theban, que ela protegia.
Meretseger
Artigos semelhantes
- No universo DC, qual é a diferença entre os deuses antigos e os novos deuses? Quem são eles? Os deuses antigos ainda estão vivos?
- Quais são algumas boas cartas Yu-Gi-Oh ou monstros que trazem monstros do GY para o campo, mão ou baralho, além de Monstros Renascidos ou CoTH?
- Porque é que a cultura egípcia antiga foi tão popularizada e romantizada em comparação com as culturas históricas dos países vizinhos?
- Havia bruxaria e feitiçaria na Europa antiga, ou isso é apenas uma coisa semítica antiga?