Casa > Q > Qual Cultura Antiga Era Mais Precisa Sobre A Astronomia Moderna Dos Dias De Hoje?

Qual cultura antiga era mais precisa sobre a astronomia moderna dos dias de hoje?

main-qimg-22de75a639bbc5fd84b828acd5951de8.webp

Acima: O mapa estelar sumério, baseado no céu noturno como estava acima do que é hoje o Iraque em 3300 a.C.

As primeiras civilizações que estudaram astronomia de uma forma que podemos relacionar de perto hoje residem na Mesopotâmia.

>p>Astronomia babilônicap>De acordo com Asger Aaboe, as origens da astronomia ocidental podem ser encontradas na Mesopotâmia, e todos os esforços ocidentais nas ciências exatas são descendentes em linha direta do trabalho dos astrônomos babilônicos tardios.[1] O conhecimento moderno da astronomia suméria é indireto, através dos primeiros catálogos estelares babilônicos datados de cerca de 1200 a.C. O fato de muitos nomes estelares aparecerem em sumério sugere uma continuidade chegando à Idade do Bronze Primitivo.

A história da astronomia na Mesopotâmia, e no mundo, começa com os sumérios que desenvolveram o mais antigo sistema de escrita - conhecido como cuneiformes - em torno de 3500-3200 aC. Os sumérios desenvolveram uma forma de astronomia que teve uma influência importante na sofisticada astronomia dos babilônios. A astrologia, que deu aos deuses planetários um papel importante na mitologia e religião mesopotâmicas, começou com os sumérios. Eles também usaram um sistema de números de valor de lugar sexagesimal (base 60), o que simplificou a tarefa de registrar números muito grandes e muito pequenos. A prática moderna de dividir um círculo em 360 graus, de 60 minutos por hora, começou com os sumérios.

Durante os séculos VIII e VII a.C., os astrônomos babilônicos desenvolveram uma nova abordagem empírica da astronomia. Eles começaram a estudar filosofia lidando com a natureza ideal do universo e começaram a empregar uma lógica interna dentro de seus sistemas planetários preditivos. Esta foi uma importante contribuição à astronomia e à filosofia da ciência, e alguns estudiosos se referiram a esta nova abordagem como a primeira revolução científica[2]. Esta nova abordagem da astronomia foi adotada e desenvolvida na astronomia grega e helenística. Fontes clássicas gregas e latinas usam frequentemente o termo caldeus para os astrônomos da Mesopotâmia, que eram, na realidade, priest-scribes especializados em astrologia e outras formas de adivinhação.

main-qimg-547655a89e0265682cec8cf87d7fd85c.webp

Mais:

  • Kidinnu, os Caldaeanos, e a astronomia Babilónica>li>As pastilhas de argila revelam a geometria astronómica descoberta pelos Babilónios 1,400 anos antes dos europeus>li>UNESCO Astronomia e Património Mundial Webportal>li> astrologia babilónica>li>Astrologia e Astronomia no Irão e na antiga Mesopotâmia/ul>>p>Incidentalmente, o único registo histórico de Alexandre o Grande existe nestas placas astrológicas (e mesmo elas não o mencionam pelo nome).main-qimg-50541cc9638b0e2755f80b2571f8758f.webp

Above: Diário Astronómico mencionando a Batalha de Gaugamela. Data ca. 330 a.C.; Criadora Jona Lendering; Museum London, British Museum

Um relato babilônico contemporâneo da batalha de Gaugamela

Noite do trigésimo: Última parte da noite [lacuna]

[5] [Naquele mês, o equivalente a 1 shekel de prata era: cevada] [lacuna] kur; mostarda, 3 kur, no final do mês [lacuna]; gergelim, 1 p�n, 5 minas.

Naquele tempo, Júpiter estava em Escorpião; Vénus estava em Leão, no fim do mês em Virgem; Saturno estava em Peixes; Mercúrio e Marte, que se tinham fixado, não eram visíveis.

Naquele mês, o nível do rio [lacuna].

Naquele mês, o décimo primeiro, o pânico ocorreu no acampamento diante do rei [6] [Os macedónios] acampados diante do rei.

O vigésimo quarto [7], pela manhã, o rei do mundo [8;ergueu o seu] padrão [lacuna]. Opostos uns aos outros lutaram e uma pesada derrota das tropas [do rei que ele infligiu]. [9]. O rei, suas tropas o abandonaram e para suas cidades [eles foram] fugiram para a terra dos Guti [10]

De Burhans Devatt

Na mitologia egípcia antiga existem monstros ou deuses serpentinos semelhantes a dragões? :: Como é que as civilizações antigas estudavam astronomia?