Como comparar processadores de telemóveis
Os processadores de telemóveis são um assunto que não se limita apenas aos smartphones. Na verdade, um processador é um cérebro vital de qualquer dispositivo digital e estas pequenas coisas são bastante intrincadas, quer em termos da sua fabricação ou funcionamento. E enquanto você pede para comparar esses processadores de smartphone, algumas das pessoas apenas os comparariam em termos de sua marca, sem conhecer os outros detalhes intrincados.
Por exemplo, a maioria das pessoas na Índia ainda tem a impressão de que se for um processador Snapdragon ou um processador Exynos, seria melhor do que os outros. O fato é que os processadores Snapdragon estão tão deteriorados em qualidade que as pessoas que usam os smartphones Snapdragon estão enfrentando muitos problemas. No entanto, essas pessoas obcecadas pela marca ainda desperdiçariam seu dinheiro indo para os processadores Snapdragon, aos quais acabam se arrependendo.
Against this, MediaTek powered smartphones estão indo muito bem no mercado e estes ainda são muito subestimados. Sem dúvida, as pessoas certamente entenderiam isso no próximo período.
Se você precisa classificar os processadores dos smartphones, você precisa olhar para vários aspectos e entender que mesmo essas coisas minúsculas são ainda mais compostas de muitas coisas incríveis que você precisaria entender.
Por exemplo, vamos começar com o tamanho do chipset. Os chipsets de smartphones são objetos em miniatura e seu tamanho é calculado em nm ou nanômetros. No início da revolução dos smartphones, os smartphones Android tinham 28nm e processadores de smartphone ainda maiores. No entanto, o tamanho dos chipsets foi reduzido consideravelmente agora e existem até chipsets de 7nm e 6nm.
Quanto menor for o tamanho do chipset, melhor é. Os chipsets menores reduzem a drenagem da bateria e impedem o aquecimento do dispositivo também. No entanto, isto nem sempre é verdade e, além disso, chipsets pequenos não denotam alto desempenho. O desempenho é o fator que depende de muitos outros fatores.
Next, o processador é composto por um número de núcleos de processador e poderia haver 1, 2, 4, 6 ou 8 núcleos na CPU do smartphone. Geralmente, as pessoas diriam que quanto mais núcleos você tiver em sua CPU, melhor é. No entanto, isto não é de todo verdade. O MediaTek criou CPUs deca-core no passado, mas estas não duravam por um longo período de tempo. Sem dúvida eles eram extremamente potentes mas também tinham problemas de aquecimento.
Também, embora a maioria dos smartphones de hoje estejam disponíveis com um processador octa-core, estes 8 núcleos são úteis especialmente quando você é um usuário pesado de smartphone, como um gamer.
Se você precisa de um smartphone apenas para navegar na internet, usar a câmera ou assistir vídeos, etc., até mesmo um processador quad-core como o MediaTek Helio A22 seria uma boa opção no seu smartphone. A velocidade da CPU depende da velocidade do relógio dos núcleos.
P>Próximo é a GPU do smartphone que é a Unidade de Processamento Gráfico e cuida dos gráficos e da exibição do smartphone. Bem, a GPU é uma das partes mais importantes e para saber mais sobre a GPU, você pode clicar aqui.
Besides GPU, o suporte de memória do processador também é um dos fatores importantes. A quantidade de memória suportada pelo chipset seria igual à quantidade máxima de memória interna que o smartphone pode ter. A maioria dos chipsets de smartphones atualmente pode acomodar de 8GB a 10GB de armazenamento interno.
Você pode ficar surpreso ao ler isso, mas o suporte da câmera também é um dos fatores que é gerenciado pelo processador e o tamanho da câmera suportado pelo seu chipset seria o tamanho máximo da câmera suportada pelo seu smartphone.
Não apenas estes, o processador cuida da conectividade, Wi-Fi, Bluetooth, AI e muitas outras coisas do gênero que você pode usar para comparar os processadores do seu smartphone.
Artigos semelhantes
- Como comparar processadores Snapdragon vs Media Tek Helio vs Exynos
- Qual é a diferença entre processadores de 5nm e processadores de 7nm?
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?