Quando é que uma nova espécie vai aparecer?
Espécie não aparece em algum momento específico, é um processo gradual (exceto para a hibridação).
Duas populações separadas de uma espécie, isoladas uma da outra, vão se afastando lentamente. Eventualmente, elas começam a ter problemas de reprodução umas com as outras, seja porque não são geneticamente compatíveis ou porque seus comportamentos [de acasalamento] não são mais compatíveis. Mas isto acontece gradualmente, e em algum momento, decidimos começar a considerá-las espécies separadas.
A única vez que uma nova espécie aparece instantaneamente é quando duas subespécies (ou espécies) diferentes acasalam para produzir descendência que não são compatíveis com os próprios pais. Isto é hibridização que produz membros de uma nova espécie.
Se isto não acontecer em grande medida, então estes novos descendentes não terão ninguém com quem acasalar e a sua linhagem termina com eles. Mas se isso acontecer muito ao mesmo tempo, eles terão companheiros para encontrar, e uma nova espécie pode nascer apropriadamente.
Isso mesmo está acontecendo com os tentilhões na ilha Galápagos, agora mesmo. É bastante raro em animais, mas mais comum em plantas.
Então, em suma, novas espécies estão se formando agora, mas depende de nós quando decidimos considerá-las verdadeiramente espécies separadas. Cientistas/especialistas em áreas relacionadas irão argumentar entre si.
Cães e lobos, por exemplo, são espécies diferentes ou apenas subespécies diferentes? Chihuahuas são uma espécie separada de São Bernardo? Eles são geneticamente diferentes e normalmente não acasalam naturalmente, então você pode considerá-los espécies separadas, ou pelo menos subespécies separadas. Não é totalmente claro, e cientistas e especialistas podem discordar, mas eventualmente, eles se afastam ainda mais e torna-se mais fácil argumentar que eles são coisas separadas.